TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Sociologística

Por:   •  22/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.721 Palavras (27 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Seja bem-vindo (a) ao Roteiro de Estudos.

Os professores responsáveis pela organização e seleção dos conteúdos desta disciplina são profissionais reconhecidos por  seu  mérito na área específica  desse conhecimento e responsáveis pela seleção de fontes de pesquisas relevantes sobre os temas que  formam a trilha  de aprendizagem, que guiará você numa prazerosa experiência de leitura guiada.

Neste Roteiro de Estudos, você encontra as informações necessárias para que possa estudar o conteúdo da disciplina e alcançar os objetivos definidos para sua aprendizagem nessa disciplina.

Não esqueça que o estudo guiado exige que você seja responsável pelo o seu percurso individual de aprendizagem (autoaprendizagem), mas tenha a certeza que contará com ajuda permanente dos professores, tutores e dos outros seus colegas, na busca coletiva do conhecimento.

A proposta para o estudo da disciplina contempla:

  • Iniciar com a leitura da ementa referente à disciplina dos objetivos de aprendizagem e dos referenciais bibliográficos;
  • A consulta do sumário do Roteiro de Estudos de modo a conhecer as trilhas de aprendizagem disponibilizadas para cada tópico do sumário;
  • A leitura atenciosa de cada um dos documentos acadêmicos indicados para estudo.

 Sequência recomendada da leitura dos documentos de estudo:

  • Leitura do Resumo de cada um dos documentos (texto, vídeo ou outro) propostos pelo professor;
  •  Leitura compreensiva do documento (texto), seguindo as orientações, do Guia de Estudo, na busca de entender e dar respostas aos questionamentos elaborados pelo professor sobre o assunto.
  •  No Guia de estudo é disponibilizado um Bloco de Notas onde deve declarar por escrito, as suas respostas aos questionamentos propostos pelo professor, bem como assinalar os aspectos que compreendeu no texto e/ou aqueles conceitos que você não entendeu. Outra dica... Faça comentários no espaço do fórum de discussão, procurando trocar ideias com seus colegas e/ou com os tutores e professores sobre o assunto em estudo.
  • Atenção! Não se esqueça de procurar as obras indicadas nas referências bibliográficas para completar a  compreensão de cada Tópico que estudar.

Não esqueça!

  • O professor estará motivando a leitura compreensiva do texto, por intermédio dos questionamentos colocados no Guia de Estudo.
  • Propomos que a leitura de cada um dos documentos seja realizada, a partir da orientação do Guia de Estudo e as respostas deverão ser registradas, no espaço Partilha de Informação, para subsidiar o estudo grupal.
  •  Ao concluir o estudo de cada documento proposto pelo professor, deverá disponibilizar no espaço Partilha de Informação, a sua compreensão do documento a partir dos apontamentos feitos no Bloco de Notas. No espaço Partilha de Informação você deverá perceber o entendimento dos colegas sobre o mesmo assunto e contribuir para uma proposta de estudo colaborativo, ajudando na contextualização da temática em estudo, a partir de relatos de experiências vivenciadas pelos estudantes nos vários contextos políticos, económicos, sociais e culturais em que vivem.
  • Poderá também propor outros documentos, considerados interessantes para subsidiar o estudo coletivo da temática. Neste caso, deverá procurar justificar a contribuição que esses documentos poderão ter para a aprendizagem.
  • A avaliação do documento proposto pelo professor para estudo, bem como a contribuição do Guia de Estudo para a compreensão do texto, deverá ser uma preocupação ao final do estudo de cada documento proposto pelo professor.
  • O resultado dessa avaliação permite o ajuste dos documentos ofertados, sendo ponderada a substituição dos documentos ou aprimoramento Guia de Estudo.

- Não esqueça a participação nos fóruns de discussão e a realização das atividades de avaliação das aprendizagens propostas.

Sumário

TÓPICO I: A ESCOLA DE CHICAGO E ESCOLA DE FRANKFURT: DISCUSSÕES SOBRE A MODERNIDADE CAPITALISTA.

Subtópico I: A escola de Chicago: principais influências e desdobramentos.

Subtópico II: A escola de Frankfurt: Principais influências e desdobramentos.

TÓPICO II - BOURDIEU E GIDDENS E A SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA.

Subtópico I: A sociologia de Bourdieu: Campo social e habitus

Subtópico II: A sociologia de Giddens: O indivíduo e sua reflexividade

TÓPICO III: A SOCIOLOGIA CONFIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS

Vídeo de Apresentação da disciplina

A apresentação da disciplina é um momento em que o professor que elaborou o Roteiro de Estudos,  indicando a relevância da temática abordada, bem como a sua divisão em tópicos e subtópicos. Nesse vídeo, o professor também deverá apresentar os objetivos de aprendizagem propostos para o estudante no final da disciplina.

Você poderá assistir ao vídeo clicando no Qr Code, se estiver estudando em formato impresso, ou utilizar um aplicativo de um dispositivo móvel para ler o texto apresentado pelo professor.

[pic 2]

TÓPICO I: A ESCOLA DE CHICAGO E ESCOLA DE FRANKFURT: DISCUSSÕES SOBRE A MODERNIDADE CAPITALISTA.

SUBTÓPICO I: A escola de Chicago: principais influências e desdobramentos.

Neste Subtópico I: Propõe-se o estudo do documento recomendado pelo professor.  É essencial, iniciar a leitura considerando o resumo, onde estão as principais ideias do documento proposto para estudo.

Resumo do documento: XI Congresso Brasileiro de Sociologia

1 a 5 de setembro de 2003, UNICAMP, Campinas, SP.

A escola de Chicago foi uma importante tendência do pensamento social que surge no início do século XX e vem contemplar um projeto nascido nas entranhas da universidade de referido nome, por conta das grandes transformações que a cidade atravessava nessa época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (704 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com