TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção da verdade em Foucault

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

A construção da verdade em Foucault

Michel Foucault (1926-1984) nasceu na França, viveu no contexto das grandes descobertas do século XX, as novas verdades, como a teoria da relatividade, também o período pós guerra. Foi filósofo, teórico social, filólogo e crítico literário. Suas obras contêm estudos e críticas sobre psicanálise, psicologia, medicina, filosofia e psicopatologia. Baseou seu trabalho em ideias de vários estudiosos, a notar-se Nietszche, Kant, Marx, Roland Barthes, Wittgenstein, etc.

O estruturalismo consiste num método de analise que usa estruturas para organizar a realidade e todos os acontecimentos estão interligados. Uniu diferentes áreas como a filosofia, a sociologia, a psicologia, a antropologia, a história, por exemplo. Foucault teve uma aproximação com o movimento estruturalista francês, que teve seu ápice em 1960, porém distanciou-se mais tarde. Foi a ideia de episteme que o ligou ao movimento, não obstante, altera esse conceito para encaixa-lo em seu modo de pensar.

Foucault foi acusado de cético e relativista em virtude de sua critica em relação á existência de uma verdade absoluta. Ele assume essa ideia de Nietzsche aprofundando-a. Desta forma, para ele, a verdade possui tempo e espaço específicos, algum conceito antigo descartado hoje não indica necessariamente que não seja verdadeiro, pois no tempo a que pertencia era um fato considerado verídico para a sociedade da época.

A verdade muda com o decorrer do tempo e Foucault questiona quem deve determiná-la. Para ele, há uma batalha evidente entre ciência e religião pela posse dessa responsabilidade, mas o filosofo não considera ninguém exclusivamente qualificado para essa função.

 A verdade não é natural, é construída socialmente, é indissociável da história e cada sociedade tem a sua, suas próprias regras. Tais regras são completamente diferentes em cada grupo que as constrói, que as define, o que Foucault chama  “jogos de verdades”, que são formas de coesão sobre os indivíduos.Ele aponta a igreja católica é um bom exemplo de produtora de verdades para controle social.

Par a Foucault o homem caminha para o desaparecimento, tão repentino quanto surgiu. O homem criou a si mesmo e a Deus. Não existe essência humana, é uma invenção. Diferentes forças movem cada ser humano. Homem constituído por estruturas, estas foram responsáveis pela criação da essência humana e do próprio Deus. A morte do individuo, da espécie humana nada mais é do que a descoberta de Foucault(ponto de vista) do funcionamento dessas estruturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com