TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição da Sociologia para a compreensão da sociedade

Por:   •  16/3/2017  •  Tese  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 2 A contribuição da Sociologia para a compreensão da sociedade

GRANDES NAVEGAÇÕES

  • Uma nova visão de mundo e o contato com culturas e civilizações bastante distintas da sua. Avanços tecnológicos

HUMANISMO

Discussão do papel do homem na sociedade, no universo, antropocentrismo (= o homem como centro).valorização do homem como protagonista da história.

RENASCIMENTO CULTURAL

Diferentes campos das artes – literatura, pintura, escultura, arquitetura: materialização e visualização dessa nova concepção de homem.

REFORMA PROTESTANTE

Abalo da hegemonia do pensamento religioso que até então era exclusividade da Igreja Católica Romana, questionando as instituições estabelecidas e contribuindo na valorização do homem.

ESTADO ABSOLUTISTA

Interlocutor entre os grupos sociais: manteve os privilégios das classes aristocráticas (clero, nobreza) e promoveu todos os demais (burguesia e servos) à categoria de cidadãos.

MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1983-2006

acontecimento complexo para o qual concorrem uma constelação de circunstâncias, históricas e intelectuais, e determinadas intenções práticas – momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1750)

triunfo da indústria capitalista e o aparecimento do proletariado. mudança no mundo do trabalho: desintegração de costumes e instituições  e introdução de novas formas de organizar a vida social. proletariado = categoria onde o trabalhador vende sua força de trabalho, exerce funções repetitivas atreladas às máquinas disseminadas pela revolução industrial.

MODIFICAÇÕES NAS FORMAS DE PENSAMENTO – O ILUMINISMO

A adoção da indagação racional, a aplicação da observação e da experimentação, ou seja, do método científico para a explicação da natureza, tornaram-se mais comuns e frequentes nesse período. O século XVIII ficou conhecido como o Século das Luzes, justamente por buscar, através da clarificação das ideias pelo conhecimento, dissipar as “trevas” que ainda pairavam sobre a sociedade ocidental europeia. Esses pensadores reivindicavam a liberação do indivíduo de todos os laços sociais tradicionais, tal como as corporações, a autoridade feudal, o sistema fabril, enfim, tudo o que cerceava a liberdade do homem.

REVOLUÇÃO FRANCESA(1789)

O objetivo não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados, e ao mesmo tempo promover profundas inovações na economia, na política, na vida cultural. O longo processo revolucionário, marcado por mudanças e acirramento de posições provocou em alguns pensadores um certo rancor, principalmente por aquilo que eles designavam como "os seus falsos dogmas", como o seu ideal de igualdade, de liberdade, e a importância conferida ao indivíduo em face das instituições existentes.

O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA

Momento de instabilidade: pensadores buscavam racionalizar a nova ordem, encontrando soluções para o estado de "desorganização" então existente. propuseram que para restabelecer a "ordem e a paz", para encontrar um estado de equilíbrio na nova sociedade, seria necessário conhecer as leis que regem os fatos sociais, instituindo portanto uma ciência da sociedade.  Pensadores como Saint-Simon, Comte, Le Play e alguns outros, concentraram suas reflexões sobre a natureza e as consequências das revoluções.  expressões : "anarquia", "perturbação", "crise", "desordem“  para julgar a nova realidade provocada por elas. A jovem ciência assumia como tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, enfatizando a importância de instituições como a autoridade, a família, a hierarquia social, destacando a sua importância teórica para o estudo da sociedade.

Aula 1 etica para vida em sociedade

A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

Eudaimon é o adjetivo para “feliz”. A análise do significado dessas palavras associadas à felicidade nos revela muito sobre o que os antigos gregos pensavam sobre o ser feliz. Na etimologia, eudaimonia significa “(eu) bem disposto; (daimon) que tem um poder divino”. Para Aristóteles, a eudaimonia significa atingir o potencial pleno de realização de cada um. Segundo Aristóteles, a felicidade é a meta da vida humana, tudo o que fazemos tem como motivo principal a busca da eudaimonia. Para ele, as atitudes amigáveis e a boa vontade que ofertamos a uma pessoa, não tem por objetivo agradar a essa pessoa mas, sim, promover a nossa própria eudaimonia. ética e nicomaco- felicidade , virtude, justo meio (equilíbrio) , justiça e amizade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com