TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia e Sociedade

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE MAUÁ DE BRASÍLIA 

MARIA ALÍCIA RODRIGUES DO CARMO COELHO

A HISTORIA DA ROMA ANTIGA - ASCENSÃO E DECLINIO

Trabalho entregue a disciplina Sociologia e Sociedade Brasileira, da Profª Maria Isabel Santos.

Brasília/DF

2017

Sumário

1. Introdução..................................................................................................

2. Sociedade e Civilização ............................................................................

3. Cultura Romana ........................................................................................

4. A religião em Roma....................................................................................

5. O império Romano.....................................................................................

6. Conclusão..................................................................................................

Introdução

Com a mistura de 3 povos na região, os gregos, etruscos e italiotas; foi fundada a cidade conhecida como Roma. No inicio o sistema político era a monarquia, governada por um rei de origem patrícia, e a população era formada basicamente por nobres proprietários de terras, chamados de patrícios, e por plebeus. Posteriormente a mesma região foi o território de uma das maiores civilizações vistas na historia, dando origem a uma cultura considerada bastante complexa, além de construir um império notável que marcou e influenciou a historia politica e militar da antiguidade. Após uma grande ascensão, com milhares de batalhas vencidas, e terras tomadas, o império sinônimo de grandeza e força chegou ao fim, mas deixando grandes legados vistos inclusive atualmente dentro das sociedades modernas.

Civilização e sociedade Romana

A sociedade Romana teve grande influencia ao longo dos anos em diferentes áreas importantes existentes em qualquer civilização, os mesmos influenciaram areas como a cultura, a política, religião e sociedade mesmo longos períodos após a sua criação. Como dito, no inicio da criação de roma o sistema politico era a monarquia, onde a realeza tinha funções executivas, judiciais e religiosas. Já na função legislativa o rei tinha poderes limitados e todas as leis apresentadas por ele tinham de passar pela aprovação dos Anciões que era formado pelos idosos que chefiavam as maiores famílias patrícias, onde eles quem propunham novas leis, e fiscalizavam as ações do Rei, sendo uma vez a lei aprovada pelo Senado, era submetida a outra averiguação exercida pelos membros da Assembleia que eram cidadãos em plenas  condições de servir o exercito, eles elegiam altos cargos, aprovavam ou não as leis e ovacionavam o rei.

A civilização romana era dividida em classes, de acordo com poder monetário, essas respectivas classes são:

  • Os patricios foram descendentes dos primeiros cidadãos que povoaram Roma, eles possuiam nobreza hereditária e instituíam a aristocracia da Roma Antiga, eles dispunham de grandes propriedades de terras, possuíam muita riqueza, escravos e gados. Tinham grandes poderes e direitos políticos, podiam ter finalidades no exército, na religião, na justiça e na administração e no topo da pirâmide social romana, estruturavam a minoria da população.

  • Os plebeus eram homens livres, porém não tinham acesso a poderes políticos, eram responsáveis principalmente por atividades artesanais e pelo comercio da cidade. Dentro desta mesma classe de plebeus, existiam os chamados clientes, que eram plebeus ricos como médicos, advogados, comerciantes; que prestavam serviços aos patrícios em troca de proteção e benefícios econômicos. Os mesmos se diferenciavam dos patrícios uma vez que não vinham de uma família nobre.

  • Os escravos realizavam qualquer tipo de atividade, eram obtidos por meio de guerras, e não obtinham nenhum poder político. Na epoca da monarquia não existiam muitos escravos em roma, porém, com a expansão do império, com novas guerras e com novas terras conquistadas, e número de escravos foi aumentando consideradamente ao longo dos anos. No auge da superpopulação de escravos em roma, como uma forma de combater a fome e controlar a expansão da população, foi adotada a política de "pão e circo", onde era distribuído cereais nos grandes espetáculos entre escravos e gladiadores para entreter a plebe. Apesar de os escravos não terem muitos direitos, como serem impossibilitados de manterem o matrimonio legal, sendo assim, todo filho entre dois escravos pertencia ao senhor, além de serem considerados apenas um grau acima dos gados, ou seja, sem valor, os escravos podiam obter a sua liberdade, por meio de concessão do seu dono, pelo benefício da lei ou por vontade de um príncipe.

Cultura romana

A cultura romana é uma das poucas culturas já existentes no mundo que influenciaram tantas culturas posteriormente, e é tida como o berço de muitos conceitos que até hoje na atualidade mantemos, como nas áreas de literatura, historia e arquitetura. Por exemplo, foi entre os romanos que nasceu o Latim, língua que posteriormente deu origem a outras línguas importantes como o português, italiano, francês e espanhol. O império romano é conhecido principalmente por suas conquistas políticas, mas também as suas conquistas sociais, e artísticas foram muito importantes. A partir da política de pão e circo adotada pelo Rei, como forma de evitar que o povo se rebelasse contra a própria realeza, nasceu um dos pontos mais fortes da cultura em roma, as lutas dos gladiadores no Coliséu e em vários outros estádios distribuídos pelo território do império, dando inicio a uma série de criações na area da cultural. Como Roma foi fundada por 3 diferentes povos, a miscigenação de diferentes culturas era muito presente na cultura da civilização romana, é verdade que os romanos aperfeiçoaram grande parte das caracteristicas que absorveram de outros povos, mas também não se pode negar que a cultura vista na roma antiga era influenciada por culturas de outras sociedades anteriores e da época. Vemos isto na arquitetura romana, que foi herdada pela civilização etrusca algumas características e pelos gregos outros traços e caracteristicas também. Mas também algumas técnicas de construção foram desenvolvidas pelos romanos, que criaram inúmeras novidades no meio arquitetônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com