TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação de surdos

Tese: A educação de surdos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A educação de surdos, ao longo do seu contexto histórico e especificamente na educação, vem passando gradativamente por diversos processos; sendo eles a exclusão, a integração e finalmente caminhando para a inclusão.

Segundo Skliar(2010):

“as ideias dominantes, nos últimos cem anos, são um claro testemunho do sentido comum no qual os surdos correspondem, se encaixam e se adaptam com naturalidade a um modelo de medicalização da surdez. Foram vários anos tentando corrigir a surdez, para

que o surdo passasse para a condição de normal”

Desenvolvimento

É grande o desconhecimento por parte da população ouvinte do que realmente significa ser surdo. Porque para os ouvintes atualmente ser surdo é apenas não ouvir.

Em junção à falta de comunicação vem o desconhecimento da cultura surda e do real significado de “ser surdo”.

A partir deste enredo destacamos alguns parâmetros em que a surdez pode ser classificada:

No ponto de vista médico, a surdez é categorizada em níveis do leve ao profundo, sendo eles:

Perda da audição leve: não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida.

Perda da audição moderada: pode interferir no desenvolvimento da fala e da linguagem, mas isso não impede que a pessoa fale.

Perda da audição severa: interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o uso de aparelho auditivo corrige este problema.

Perda da audição profunda: sem intervenção, a fala e a linguagem dificilmente irão ocorrer.

No ponto de vista cultural

Os surdos fazem uso de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e a fala, tendo ainda uma cultura característica.

A surdez é o protótipo da teoria cultural surda onde à base sobre a qual se constrói a estrutura sendo o principal elemento é a Língua de Sinais, o idioma natural dos surdos. Portanto, sem surdez não há cultura surda.

.

No ponto de vista educacional

A surdez faz referência à incapacidade da criança aprender a linguagem por via auditiva e ter um desempenho acadêmico só por essa via.

Portanto ser surdo não é apenas “não ouvir”. É muito mais amplo. Segundo Hall,1997, os membros de uma cultura usam a língua para produzirem significado. Sendo assim a pessoa surda vai significar as coisas ao seu redor à medida que o fizer em língua de sinais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com