TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do RH para as organizações

Seminário: A importância do RH para as organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do RH para as organizações:

A área de Recursos Humanos visa sempre o desenvolvimento do capital humano da empresa, girando em seu maior nível de eficiência, eficácia e, consequentemente, lucratividade. Sendo assim, a importância de toda área de RH pode ser resumida em contribuir para que a organização atinja sua missão, qualquer que seja.

Ao RH compete gerenciar todo processo de transmissão das informações e conhecimentos necessários ao bom desempenho das responsabilidades. Outra importante atribuição da área de Recursos Humanos é manter um bom equilíbrio no processo de submissão entre lideres e liderados, para que ambos trabalhem satisfeitos e da melhor maneira possível. A avaliação dos funcionários também é função dessa área, e tem como objetivo anular as situações de intromissão ou omissão, em que interesses pessoais podem destoar dos da empresa.

Questionário empresa RTBA:

A empresa RTBA desenvolve suas atividades no segmento de e-commerce e está ampliando sua atuação no mercado nacional e internacional.Visualizando o crescimento da RTBA, um grupo de investidores realizou uma proposta de compra de 30% das ações da empresa, com intuito de divulgar as ações da empresa na bolsa de valores.Durante auditoria realizada pelo grupo de investidores, foram diagnosticados alguns problemas relacionados à gestão de recursos humanos, sendo que 3 fatores foram relacionados como prioridade no relatório de não conformidades:

1- Elevada rotatividade: as medições relacionadas à rotatividade indicam que nos últimos 12 meses cerca de 80% dos funcionários foram substituídos.

2- Falta de qualificação: a empresa não investe em treinamento e desenvolvimento dos funcionários, sendo que o

indicador de treinamento indicou apenas 14 horas de qualificação in company.

3- Falta de padronização de processos, na empresa RTBA não há descrição de cargos e os funcionários são constantemente substituídos.

Diante do cenário apresentado, aponte soluções 4 soluções de Recursos Humanos que poderiam ser implantadas na RTBA, objetivando melhoria nos indicadores. Elaboreas etapas de implantação e comente a escolha de cada solução,

utilize como fonte de pesquisa dois livros da biblioteca virtual.

Elevada rotatividade:

O funcionário começa a ter sua produtividade reduzida, chega atrasado, falta, adoece. Estes são sinais claros que indicam sua insatisfação com o trabalho e mostram que, em breve, ele deve deixar o cargo, seja por vontade própria ou não. E isso invariavelmente é um problema para os empresários, já que a troca de funcionários traz despesas extras com o pagamento de verbas rescisórias e admissão de um novo profissional, demanda tempo para a seleção e treinamento, e

Muitas vezes até desestabiliza toda a equipe.

Na maioria das vezes, o motivo real de desmotivação do funcionário é por não haver um plano de carreira na empresa, freando assim a sua produtividade na empresa. Incentivos promocionais como premiações também podem ser introduzidos para o aumento de produtividade e diminuição de insatisfação na área atuada. Lembrando que toda premiação tem de ser registrada em folha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com