TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pedagogia de Kant

Por:   •  9/5/2017  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  2.576 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de São Carlos

Filosofia da Educação II

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes

Aluna: Ana Carolina da Silva Steola   RA: 638137

Relatório de Leitura

Considerações Introdutórias sobre o pensamento iluminista de Kant

Texto 4: “ A pedagogia de Kant”

O livro “A pedagogia de Kant” é estruturado em três capítulos que são: introdução, sobre a educação física e sobre a educação prática. Ao fazer a leitura é possível identificar que o livro faz uma orientação no sentido de educação, corpo e mente. Fala sobre a limpeza, alimentação do ser humano desde quando se é criança até quando se chega a fase adulta.

Podemos ver que a reflexão do livro é voltada como homem a única criatura que tem a necessidade de ser educada, mostrando a educação como o cuidado, disciplina e formação. Os animais são mostrados como um ser que não requer cuidados, a única coisa que requerem é a nutrição. O homem só se torna um verdadeiro homem se tiver educação e está educação foi recebida de outro homem e assim por diante e este sempre busca a perfeição, melhorando a cada geração.

O ser humano conhece a liberdade e a ela sacrifica tudo, isso ocorre ao longo de sua existência sendo assim necessário recorrer aos preceitos da razão e à disciplina cedo. A analisar o livro podemos ver que o conceito de disciplina avança com o meio e impede ao homem de não seguir o seu destino, desviando da humanidade por meio de suas inclinações animais.

        No segundo capitulo, sobre a educação física, Kant analisa os cuidados prestados as crianças, ou pelos pais ou pelas amas de leite ou pelas babás, destacando o valor da amamentação e da alimentação da criança e aborda outros aspectos da primeira infância e é nesse momento que se distingue a formação física daquela prática, sendo está pragmática ou moral.  A educação deve ser adaptada a idade da criança ou jovem.

        No terceiro capitulo a educação prática orienta o educando na direção da habilidade, prudência e moralidade.

        A leitura nos trás reflexões sobre a educação se voltando ao seu tempo mas também a mostrando como uma arte, representando a como uma poderosa arma de controle humano e da sociedade.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com