TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE KANT E SUA OBRA PEDAGOGIA

Por:   •  4/7/2018  •  Monografia  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI – UFPI[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA Á DISTÂNCIA-CEAD/UFPI

MARIA LUZINEIDE BRAGA DA SILVA

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE KANT E SUA OBRA PEDAGOGIA

LUZILÂNDIA – PI

MAIO DE  2018

MARIA LUZINEIDE BRAGA DA SILVA

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE KANT E SUA OBRA PEDAGOGIA

Projeto de pesquisa exigido e apresentado como avaliação final da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I, do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia - Cead, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Sob a orientação da Professor Patrício Oliveira.

LUZILÂNDIA – PI

2018

SUMÁRIO

“ O homem é a única criatura que deve ser educada. Por educação entendem-se [...] os cuidados (a alimentação, o sustento), a disciplina e a instrução com a formação. Sob esta tripla relação, o homem é criança nutrida – aluno – e escolar. ” (KANT. Reflexões sobre a Educação).        


1. INTRODUÇÃO

(SEU TEXTO É BOM, MAS ESTÁ MUITO PRÓXIMO DO TEXTO ORIEGEM http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Elias_Junior.pdf) POR FAVOR, USE SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS PARA NÃO SER CONFUNDIDO COM PLÁGIO

           Immanuel Kant (1724-1804), considerado um dos pensadores mais influentes dos tempos modernos. Nascido em uma pequena cidade alemã, teve uma vida longa e tranquila, contribuindo não apenas à filosofia, mas também à cosmologia, à astronomia, ao direito e à educação.

Kant não foi considerado um educador, mas seus conhecimentos sobre o processo educacional foram importantíssimos para repensar a educação, com suas críticas valiosas e constantes a uma valorizava na formação do indivíduo e principalmente por ter defendido uma educação, familiar, considerada por ele a base fundamental para o futuro cidadão, uma educação que faria do indivíduo um homem de bem e moralmente estruturado. Kant, ao valorizar a educação familiar, ela não diria que seria uma preparação escolar, pois prepararia o novo cidadão para a vida, o trabalho e para a humanidade. A escola, para ele, possuía uma função específica bem como uma característica abrangente.

Muitos são os filósofos, teóricos e pensadores que descrevem opiniões sobre a educação. Cada um inspira-se numa corrente pedagógica para desenvolverem os seus tratados que muitas vezes, são contraditórios, porém, todos partem de um determinado ponto: o que é educação? Com o filósofo persiano Immanuel Kant (1724-1804), não poderia ser diferente. Mesmo não escrevendo um livro com este determinado fim, tem-se na sua biografia a obra Sobre a Pedagogia, escrita por um aluno e com o aval do próprio filósofo, baseada em suas aulas sobre educação. Kant, nas suas principais obras, como Critica da Razão Prática e Fundamentos da Metafísica dos Costumes, tem partes no qual se dedica a investigar o processo de educação no homem. Isso quer dizer que, o filósofo nos seus escritos e pesquisas, dedica uma suma importância a este respeitado assunto.          

O tema do presente neste trabalho monográfico refere-se aos pensamentos que Kant faz sobre a educação, tendo como definição do tema o conceito de educação no pensamento de Kant no qual o filósofo descreve na presente obra Sobre a Pedagogia.

A pesquisa tem como razão a expressão dos conceitos de Kant sobre a educação, ao descrever as principais características da educação kantiana tendo como base a obra Sobre a Pedagogia e seus principais comentadores.

 Tem-se como objetivo geral apresentar o conceito de educação, abraçando assim o processo educativo e a finalidade da educação. Com relação aos objetivos específicos, o primeiro, dedica-se a conceitualizar a definição kantiana para educação, sendo o segundo objetivo específico, descrever o processo educativo (no qual divide em físico e a educação moral) e por último, comentar a finalidade da educação em Kant.

Com associação ao processo metodológico, a pesquisa monográfica é de natureza descritiva, pois se preocupa em utilizar os mesmos argumentos do filósofo pesquisado. Em relação à alcance das fontes de dados, é uma pesquisa bibliográfica afinal, preocupa-se em ater a livros em que o autor publicou em vida, obras póstumas e seus comentadores. Os métodos para a coleta de dados também se limitam à pesquisa, Immanuel Kant, por ser um dos mais significativos filósofos da modernidade e por seu trabalho firme e atuante sobre ética, faz-se necessário como referência no meio educacional para assim, aprender com o sua transmissão sobre educação e pensar novas práticas pedagógicas pautadas no desenvolvimento da moral.

Para evidenciar essa característica da educação Moral, Kant (2002, p. 13) afirma:

As crianças são mandadas cedo à escola, não para que aí aprendam alguma coisa, mas para que aí se acostumem a ficar sentada tranquilamente e a obedecer pontualmente àquilo que lhe é mandada, a fim de que no futuro elas não sigam de fato e imediatamente cada um de seus caprichos. (AS REFERÊNCIAS DA CITAÇÃO DEVEM ESTAR NESTE ESPAÇO)

         

          A teoria de Kant apresenta um aspecto filosófico para discutir a educação, e com isso consegue fazer críticas bastante encaminhadas ao processo educacional. Faz alguns questionamentos sobre como seria o método mais adequado para educar o indivíduo independentemente da classe social, visto que a educação não apresenta a alguma característica de educar o homem conforme o seu nível social ou econômico, mas deve pensar no sujeito como um todo, pois a educação não está estruturada para formar o homem apenas para o trabalho, mais sim para seu aspecto intelectual, moral e religioso.

          Discutiremos a relação entre o conceito de Educação  e seu alcance para que se tenha uma melhor visão a respeito do desenvolvimento na teoria filosófica de Kant. Este assunto nos busca mostra que alguns elementos para que o ser humano possa realmente adquirir vontade diante dos compromissos que deverá assumir no contexto em que está inserido: como esclarecimento em educação e vontade de pensamento por parte do ser humano. Daí uma visão de uma disposição para que se possa assumir o compromisso em fazer o bem na sociedade à qual o mesmo pertence. A Educação é o processo que está totalmente relacionado com a moral, pois segundo Kant, é precisamente a fonte de onde todo bem neste mundo. O filósofo citado compreende que se tem um aspecto que tendo por objeto preservar a vida, buscar a civilização e apontar para princípios morais, começando com o encaminhamento do ser humano em direção ao fim último.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (227.2 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com