TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A politica como teoria

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.976 Visualizações

Página 1 de 3

A POLITICA COMO TEORIA

Costuma-se dizer que a democracia nasceu na Grécia. Surgiu como proposta original que ao longo dos tempos fecundou teorias e sonhos de liberdade e igualdade. Os gregos também foram os primeiros a refletir criticamente sobre a política. O exercício do poder já existia entre outros povos, mas entre os gregos o pensamento se desliga mitos e teoriza sobre a possibilidade humana de engendrar por si mesma as leis e a organização da vida coletiva.

A  DEMOCRACIA GREGA

A passagem do mundo rural e aristocrático da Grécia entres os séculos XII a VIII, para a formação das primeiras aglomerações urbanas no período arcaico determinou    mudanças na estrutura social, política econômica.

A intensificação do sistema escravista acentuou a  divisão  do trabalho.  Os gregos lançaram-se ao mar em busca de terras mais férteis e novos pontos de comercio, fundando colônias.

Na polis estacavam-se a acrópole e ágora. A acrópole era a parte mais elevada e onde se construía templo. Na [agora, praça central destinada às trocas comerciais, os cidadãos se reuniam  para debater os assuntos da cidade e resolver problemas legais.

ATENAS NO PERIODO CLÁSSICO

Uma sequencia de legisladores atenienses destacou o caráter humano das leis e não mais o divino. Aos poucos eles promoveram a ideia de cidadania, possibilitando a todos os cidadãos atenienses a participação na assembleia do povo, na qual eram eleitos os funcionários do Estado. O apogeu da democracia em Atenas ocorreu no século V, no entanto o governador Péricles tinha sempre as rédeas na mão.

Outra critica à democracia ateniense deve-se à constatação de que nem todos os habitantes eram igualmente cidadãos.

OS SOFISTAS E A RETÓRICA

Coube aos filósofos   sofistas, a função de justificar o ideal democrático. No novo modelo de democracia, a justiça tornou-se política e mais objetiva, pois o critério do justo e do injusto sustentava-se na lei escrita, válida para todo cidadão. Os sofistas exerceram influência muito forte, como mestres da nova virtude política, ao recorrem à retórica, de utilizar a linguagem em um discurso persuasivo.

A TEORIA POLÍTICA DE PLATÃO

Platão era ateniense de família aristocrática e fascinado pela política. Sofreu pesados reveses ao tentar convencer o rei da Sicília, a aplicar suas teorias. No inicio foi bem recebido, mais acabou vendido como escravo. Reconhecido e libertado por um rico armador, não desistiu de seu projeto político. Embora mais cauteloso, não obteve sucesso.

O século V terminou terminou com a  derrota de Atenas na guerra contra Esparta, e condenação e morte de Sócrates, acentuando em Platão o descrédito na democracia.

A UTOPIA PLATÔNICA: A REPÚBLICA

Platão ilustra seu pensamento com a famosa alegoria da caverna, que deu margem a interpretações diversas.

Aqueles que se libertam das correntes elevam-se da opinião à ciência, alcançando o verdadeiro conhecimento. O filósofo deve governar. Platão imagina então uma cidade utópica, a Calípoles.

Platão parte do principio  de que as pessoas são diferentes e por isso ocupam lugares e funções diversas na sociedade. Propõe que o Estado, assuma a educação das crianças ate 7 anos. O Estado também orientaria também para que não se consumassem casamentos entre desiguais, a fim de oferecer melhores condições de reprodução.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com