TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A IMAGEM REPUTACIONAL DA EMPRESA

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar o quão importante e necessário a responsabilidade social e a ética é dentro das organizações e quando bem divulgada gera força e solidez para a imagem e marca da empresa perante os stakeholders. As empresas são sistemas abertos e recebem influência e influencia os demais ao redor, por isso, ela deve estar sempre preocupada com suas ações e os retornos que irão causar. Com os retornos positivos a empresa ganha reputação no mercado e consequentemente faz com que ela ocupe um maior espaço na mente de seus clientes, trazendo como resultado mais riqueza para a organização.

PALAVRAS CHAVE

Responsabilidade social. Ética. Imagem. Stakeholders

ABSTRACT

This work aims to show how the important and necessary social responsibility and ethics are within organizations and when released and generates strength and solidity to the image and brand of the company before the stakeholders. Businesses are open systems and are influenced and influences the others around, so it must always be concerned about its actions and the returns that will cause. With positive returns the company gains reputation in the market and consequently makes it occupy a larger space in the minds of your customers, as a result bringing more wealth for the organization.

KEYWORDS

Social responsibility. Ethics. Image. Stakeholders

INTRODUÇÃO

Quero? Devo? Posso?

São perguntas simples mas de difícil respostas.

A ética parte do pressuposto da possibilidade de escolha de decisão então pode-se afirmar que ética é liberdade, liberdade para escolher o que “quero”, liberdade para decidir o que “devo”, liberdade para decidir o que “posso” fazer.

Dentro de uma organização temos o mesmo pressuposto na qual devemos ter as nossas escolhas respeitando a cultura e o seu código de conduta.

Então é impossível dizer que uma pessoal não tem ética partindo dessa opinião. O individualismo e a busca por sucesso pessoal muitas vezes fazem com que as pessoal esqueça a ética, no livro Srour tem uma frase (SROUR, 2003, p.9) “todo mundo tem um preço” é um absurdo pensar dessa maneira mas existem muitas pessoal que pensam dessa maneira e tem a necessidade de levar vantagem em tudo e esquece o bem coletivo e induzem empresas e pessoal a se desviarem.

A Responsabilidade social não é um ato feito por caridade ou em horas vagas as organizações precisam ter um comportamento onde todos ganham, na atualidade não é mais aceitável o jogo de perde e ganha, ganha a empresa e perde sociedade, ganha a sociedade e perde empresa.

E não podemos nós deixar ser influenciado diante de situações que estão em desacordo com o nossos valores ético, e para reforçar esse valores muitas organizações estão montando o seu próprio código de conduta e o qual o comportamento que espera de seus funcionários.

Que substituir o verde pelo roxo.

Quero tirar a parte em azul ou fazer um elo com a primeira parte e complementar.

A Ética e a Responsabilidade Social como contribuição para a Imagem Reputacional da Empresa

Ética, é fazer a coisa certa sem ninguém estar olhando. Que estuda o comportamento moral do homem em sociedade. Para Arruda (2005, p. 43) “a ética não se detém do conhecimento da verdade em si, mas em sua aplicação na conduta livre do homem fornecendo-lhe as normas necessárias para o reto agir.” Para Srour (2003, p. 15) “discursos normativos que identificam, em cada coletividade, o que é certo ou errado fazer”.

Responsabilidade Social são as boas práticas. Incorporada para a sustentabilidade. Relacionamento da empresa com pessoas ou grupos sociais. Segundo Srour (2003, p. 316), “é o compromisso das empresas com o bem-estar social, quando convertem parte dos lucros em ganhos sociais; são ações conjugadas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos stakeholders”.

Sustentabilidade é, ao mesmo tempo, gerar lucro e proteger o ambiente e as pessoas com quem mantém relações.

Cada vez mais, a responsabilidade social e a ética vêm mobilizando um número maior de empresas na sociedade.

A reputação é fortemente questionada principalmente em alguns segmentos. Ela é levada em consideração muitas vezes pelos clientes na hora da escolha de sua compra, muitas pessoas deixam de comprar produtos, por ser de uma empresa que não gosta, ou que tenha qualidade duvidosa. Lembrando de casos conhecidos como a Enron e a WorldCom, que possuíam fraudes contábeis e auditados por empresas independentes, passaram a ter sua reputação fortemente questionada. Para Srour (2003) as auditorias que possuíam a obrigação de formular um parecer sobre a situação financeira real das empresas, encobriu desfalques à troca de subornos, isso também é questionável em clínicas médicas, institutos de pesquisas, bancos de investimento e etc.

A responsabilidade social na construção da imagem corporativa vem sendo fundamental para a sobrevivência e ampliação dos negócios dentro do mercado. As empresas estão cada vez mais preocupadas em manter sua imagem e reputação de forma positiva dentro das sociedades que estão inseridas. Porém, a responsabilidade social não é de fácil compreensão à todos, e não é aplicada de forma correta pela grande maioria, ela é uma tarefa contínua e que merece muita atenção.

As empresas são sistemas abertos e a cada momento há decisões a serem tomadas e ela é única e responsável por suas ações, para Srour (2003) as decisões, quando mal tomadas, podem afetar os stakeholders de uma forma geral, tanto trabalhadores, gestores e proprietários, quanto clientes, fornecedores, prestadores de serviços, governo, bancos, concorrentes, mídia, entre outros. A prática da responsabilidade social é a realização de ações benéficas aos mais variados públicos, além do que manda a legislação. Dessa forma, a responsabilidade social mantém uma relação essencial com a ética, sendo por essa originada.

Otani (2013) assim surge, então, a questão ética, que exige que se siga uma linha de coerência entre a ação e o discurso, justamente por ser a ética a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com