TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NO TRABALHO

Por:   •  12/7/2019  •  Resenha  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS 

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRETOEO E GÁS 

FACULDADE DE TECNOLOGIA 

 

 

DAVID CORDEIRO - 21353279 

 

Trabalho Final – Sociologia do Trabalho e Ética

Profa. MsC. Carla Denise

Manaus, 11 de junho de 2019

INTRODUÇÃO

A finalidade deste vídeo e deste trabalho creio eu, é abordar uma noção básica sobre Ética na profissão. A força da Ética se faz absolutamente necessária na relação de duas pessoas, na estrutura familiar, no relacionamento dentro de uma comunidade religiosa, esportiva, cultural, empresarial, militar e qualquer outra. Até comunidades criminosas só sobrevivem por longo tempo quando, infelizmente, conseguem fazê-la prevalecer. Não há sociedade que progrida com firmeza por muito tempo, que se mantenha politicamente consistente, nem profissão que se imponha pelo produto do seu trabalho sem que esteja a Ética a servir de sustentação a fortalecer sua estrutura.

O homem vive em sociedade, convive com outros homens, interage metabolicamente com a natureza para prover as necessidades relacionadas à sua existência, impactando positivamente e/ou negativamente sobre a mesma e sobre si mesmo. 

Desenvolvimento

No vídeo, o economista traz uma explicação histórica para se basear nos conceitos da Ética quando direcionada a profissões diversas, as escolhas e consequências. A partir do momento que se trata das vertentes da Ética como a Ética Pessoal e a Ética Cívica, pode-se perceber a maior base para se entender a ética de fato. O economista destaca aspectos os quais determinam o comportamento ético que ao meu ver sugeri passos para ser consolidado a escolha por exemplo, profissional.

Ao sermos confrontados com possibilidades de escolhas, é possível compreendermos que à medida que precisamos tomar decisões, precisamos primeiramente levar em consideração por exemplo, a verdade, pois tendo esta ferramenta, é possível verificar a capacidade e efeitos gerados das nossas escolhas. Mesmo o vídeo apresentado tendo 40min59seg, podemos resumi-lo de forma direta, em que vemos a capacidade humana sendo colocada a prova de como estamos visualizando escolhas profissionais e suas consequências para nós mesmo e ainda mais, ao convívio com os outros ao redor.

Podemos começar a responder as perguntas deste Trabalho, dizendo o que é Ética, (palavra latina ethica) é um campo de reflexões filosóficas que busca conhecer as relações entre os seres humanos, entre estes e a natureza e seu modo de ser, de pensar e de agir. O seu estudo teve início com os filósofos gregos, e hoje abrange várias áreas do conhecimento como sociologia, psicologia e no caso aqui colocado, profissão. Historicamente, as doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como resposta aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e de seu comportamento moral afetivo.

Quando olhamos para a situação da convivência seja no trabalho, família e sociedade, vejo que o mais claro é seguir o caminho da Verdade, ser verdadeiro, mas saber que a verdade leva a consequências que dependem de nós sendo feita a escolha certa, para resolver desafios da vida. Conviver de maneira harmônica quer dizer saber respeitar e usar da ética para entender todos ao redor e decidir posturas a serem tomadas no ambiente profissional, por exemplo.

Quando me volto as minhas escolhas profissionais, vejo que as consequências que tenho, são de decisões pensadas para não obter principalmente o estagio de frustração. Enfrento as dificuldades das escolhas com o mesmo otimismo com que tomo as decisões que me levaram as tais consequências, porém, mais consciente das situações empíricas do certo problema ou desafio, ou seja, um olhar mais de Raio X da situação profissional.

Ao trazer a discussão de como administrar os dilemas profissionais por exemplo, podemos ainda ressaltar a capacidade de unir interesses pessoas( ética pessoal) com os interesses comuns(ética cívica), as quais são de importância para manter boas relações de uma pessoa com a sociedade. Vejo que o respeito aos limites da capacidade do outro é sempre o melhor caminho a ser seguido, neste caso, tendo consciência que nossas escolhas determinam não apenas o nosso pessoal, mas também podem determinar consequências comuns.

Quando me deparo com minhas escolhas profissionais, vejo que fiz tal escolha levando o peso maior do aspecto da autossuficiência financeira, mas não para subjugar o outro, mas para demonstrar capacidade de ser Feliz de certa forma.

Nos direcionando para questão de valores sociais, vejo que Sócrates nos traz a reflexão de que é possível a partir de uma consciência bem firmada. Mesmo com os desafios cotidianos, há a possibilidade de podemos adquirir uma consciência fundamentada para poder abstrair o bem da existência bem vivida, e por isto, vejo que o principal ponto seria a consciência fundamentada na ética. No meu caso em especifico vejo que mesmo eu tendo escolhas que aparentam levar em consideração apenas aspectos da ética pessoal, concluo que isto me leva,  por ser uma escolha correta, uma contribuição no aspecto comum(ética cívica) que compreendo ser respeita à medida que, por exemplo, eu não cometa ações fora do aspecto ético no geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com