TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Dilema de Kant

Por:   •  12/9/2018  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

DISCIPLINA: ÉTICA

ACADÊMICA: DANIELA ZARDIN

TAREFA AVALIATIVA

O ato de mentir não deve ser considerado como uma lei universal pois beneficia apenas a quem está mentindo. A falsa promessa feita não pode se tornar um Imperativo Categórico, visto que não é algo aceito por todos e, se todos fizessem, não traria bem algum à humanidade. Não cumprir a palavra dada não é lícito, acredito que devemos sempre cumprir a palavra, independentemente da situação, devendo-se encontrar outra forma para resolver a situação em questão, mesmo estando nesta situação de extrema necessidade, devemos sempre falar a verdade, independentemente da situação. 

Em resposta ao dilema apresentado posiciono-me pela ética do dever pois segundo Kant ninguém poderia mentir em benefício próprio, de um ente querido, ou mesmo em favor da humanidade, pois a mentira jamais poderia ser universalizada sem uma autocontradição pois, segundo essa lei, não poderia haver propriamente promessa alguma, já que seria inútil afirmar a minha vontade quanto a minhas futuras ações, pois as pessoas não acreditariam em meu fingimento.

Já a ética da utilidade rejeita o egoísmo, opondo-se a que o indivíduo deva perseguir os seus próprios interesses, mesmo às custas dos outros, e se opõe também a qualquer teoria ética que considere ações ou tipos de atos como certos ou errados independentemente das consequências que eles possam ter. O utilitarismo defende que o prazer ou a felicidade é o fim último da ação, e que a ação moral tem de procurar maximizar, imparcialmente, a felicidade de todos, considerando não apenas a felicidade do agente da ação mas também a de todos afetados por ela.

Desse modo, a prática da ética da utilidade não pode ser usada visto que essa ação não pode servir para a felicidade de todos. Pois se que se todos se utilizassem da mentira, o mundo seria um verdadeiro caos. Então diante desta situação de mentira deve-se praticar a ética do dever pois está beneficiando somente a pessoa que está mentindo e prejudicando todos os outros, pois ficariam no prejuízo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com