TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Filosófica

Artigo: A Antropologia Filosófica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Artigo  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

Antropologia Filosófica

É um ramo que estuda e investiga a estrutura essencial do homem bem como o seu lugar no universo, o termo origina-se do grego.

A essência é a natureza de cada coisa, quando referimos a essência humana há três dimensões: é um ser que tem alma ou espirito; é livre, é cabaz de elaborar valores e atuar de acordo com eles; vive em sociedade e tem uma história, porque é de evoluir de forma constante possui uma linguagem convencional humana.

Pode-se dizer que a Antropologia Filosófica estuda o homem além de seus aspectos físicos, biológicos e psicológicos; estudando “o lugar do homem no universo”.

A Antropologia Filosófica é baseada em pressupostos metafísicos. Entretanto conceitos, como as ideias de Platão, o hilomorfismo de Aristóteles, a essência e existência de Tomás de Aquino, os conceitos de substância, alma, entre outros possuem mais interesses históricos, mas não são mais temas correntes na filosofia moderna. No entanto a Antropologia se baseia grande parte nesses conceitos, onde se encontra também temas que se encaixam mais na metafísica ou até na apologética cristã.

Epistemologia

Também chamada como teoria do conhecimento – termo derivado do grego, onde natureza e limitações do conhecimento são tratadas com muita importância.

Conhecimento, o que é isso? Como adquirir? Para isso procura-se conhecer então a natureza, onde grande parte dos estudos está voltada para ela.

A Epistemologia também lida com produção de conhecimento, origens, métodos, valor de verdade e são conhecidos o “saber que” e “saber como”, nestes termos a educação surge como um processo de atualização, se fazer atual, presente e o professor se torna essencial para esse fato. O professor trabalha com o conhecimento e não fundamenta criticas a “matéria prima” do seu trabalho. É sujeito de uma Epistemologia inconsciente.

Na história da epistemologia tivemos duas principais escolas de pensamentos sobre o que constitui o meio mais importante para conhecê-lo, uma delas é a escola “racionalista”, que mantém que é a experiência, quando necessário, que é responsável por tal papel.

Para os racionalistas a natureza e a lógica são os paradigmas do conhecimento, já para os “Empiristas” é a ciência natural, onde experiências e observações são fundamentais para a investigação.

Axiologia

Definida como ciência dos valores, estudo dos valores ou aquilo que é valorizado pelas pessoas.

De acordo com Max Scheler, filósofo alemão, os valores morais obedecem a uma hierarquia, onde em primeiro plano está os valores positivos, o que é belo, e assim por diante.

O valor é o principal norteador das escolhas humanas, o desejável, o preferível. Segundo Max juízo é então um julgamento crítico sobre as escolhas humanas, onde se organizam como: ÉTICO, juízo sobre o bem e o mal: MORAL, costumes, hábitos, normas, leis: MATERIAL,, é o juízo sobre o que é necessário para a sobrevivência humana: RELIGIOSO, o juízo sobre o que é bom para o espírito e diz das coisas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com