TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APONTAMENTOS SOBRE COMENIUS E A EDUCAÇÃO PARA TODOS

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

A CARTA MAGNA

APONTAMENTOS SOBRE COMENIUS E A EDUCAÇÃO PARA

TODOS

........................................................................................................................................

São Mateus

2020

JOSÉ DE RIBAMAR DOS SANTOS PEREIRA

A CARTA MAGNA

APONTAMENTOS SOBRE COMENIUS E A EDUCAÇÃO PARA TODOS

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de História da Educação.

Prof.

São Mateus

2020


Situação a considerar:

Você trabalha como professor em uma escola da rede pública e está fazendo uma atividade sobre a obra de Comenius. Nessa atividade, você deverá apontar os seguintes aspectos.”

I - Qual a intenção de Comenius com a produção de sua obra?

Dada a magnitude das pretensões de John Amós Comenius, considere-se o seu desejo de “ensinar tudo a todos os seres humanos”. Esta era a sua máxima. Deste modo, a sua pretensão era a universalização e a democratização da escolarização e do conhecimento.

E sobre este ponto, o próprio Comenius (1966, p. 164 apud SILVA, 2006, P. 2) destaca,

Que todos se formem com uma instrução não aparente, mas verdadeira, não superficial, mas sólida; ou seja, que o homem, enquanto animal racional, se habitue a deixar-se guiar, não pela razão dos outros, mas pela sua, e não apenas a ler nos livros e a entender, ou ainda a reter e a recitar de cor as opiniões dos outros, mas a penetrar por si mesmo até o âmago das próprias coisas e a tirar delas os conhecimentos genuínos e utilidade.

Compreende-se que Comenius mostrava-se interessado em romper a ideia seletiva do acesso aos saberes, proporcionando oportunidades às pessoas, independentemente de suas limitações da aprendizagem e, consequentemente, da liberdade de ser e viver.

II - Como caracterizar a obra de Comenius no âmbito da educação?

Sua obra mais importante, “Carta Magna”, ou “Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos”, caracterizava-se pelo método de proporcionar a instrução devida às pessoas, em quaisquer escolas e comunidades, levando-se em conta a formação especialmente dos jovens, de ambos os sexos, ou de quaisquer classes sociais (SILVA, p. 2). Comenius mostra, assim, que a educação é de suma relevância, como deveria ser em quaisquer tempos, com uma sistematização clara para a aquisição do conhecimento, a partir de dois fatores: a observação de como funciona a natureza e; o respeito aos níveis de capacidade humana para assimilação do saber (MANACORDA, 2010).

III - Existia relação entre a obra de Comenius e o pensamento racional? Como caracterizá-lo?

Apesar de contestar a máxima iluminista da “razão acima de tudo”, pois a mesma deixava a fé e a pessoa de Deus de lado, Comenius defendia o domínio do conhecimento a partir do seu domínio racional. A inteligência do homem estaria a serviço do desenvolvimento das questões da ciência e da sociedade que dela usufruiria.

Consequentemente, o seu pensamento se destaca a partir do fato de que aos homens é dado o direito da “[...] busca pelas razões, pelo pensamento organizado e coerente” (SILVA, 2006, p. 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com