TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática Magna -Comenius.

Pesquisas Acadêmicas: Didática Magna -Comenius.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  1.825 Visualizações

Página 1 de 12

Didática Magna

Comenius. Didática magna. Aparelho crítico: Marta Fattori; tradução: Ivone Castilho Benedetti – 3º Ed. – São Paulo: Martins Fontes,2006.

Jan Amos Komenský (em latim, Comenius; em português, Comênio), nascido em 28 de março de 1592 e falecido em 15 de novembro de 1670, foi um professor, teólogo, cientista e escritor checo, sendo considerado o fundador da Didática Moderna, na qual enfatiza a relação ensino/aprendizagem, levando em conta haver diferença entre o ensinar e o aprender. Ainda estudante, começou a escrever Problemata Miscelânea e Syloge Questiorum Controversum, suas as primeiras obras.

Didática significa a arte de ensina. Comênio propôs um sistema articulado de ensino, que mostra a arte universal de ensinar tudo a todos, ou seja, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber. O maior educador e pedagogo do século XVII produziu obra fecunda e sistemática, onde Didática Magna foi seu principal livro, suas propostas são: A educação realista e permanente, Método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga, Ensinamento a partir de experiências cotidianas, Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes e Ensino unificado.

O fim último do homem está fora desta vida, esta vida não passa de uma preparação para a vida eterna, se nós observamos a nós mesmos, veremos que tudo procede gradualmente, e o que vem antes abre caminho para o que segue, do mesmo modo, esta vida sobre a terra na passa de preparação para a eternidade, e por esse motivo, não é de admirar que a alma, utilizando o corpo, procure obter o que quer que lhe seja útil nessa vida futura e, no entanto estamos destinados a eternidade, logo é preciso que esta vida seja apenas uma passagem. Por isso cristo disse: estai prontos, porque não sabeis à hora em que o filho do homem virá (MT XXIV,44). O homem é a mais elevada, perfeita e excelsa das criaturas, isso é o que afirma o primeiro capitulo de didática magna e a explicação existente é que Deus criou para o homem o céu, a terra, a essência, a vida, o sentido, a eternidade e a razão, onde nenhuma outra criatura visível ou invisível coube essa sorte. São três os graus de preparação para a vida eterna: conhecer, dominar e conduzir para deus a si mesmo e, consigo todas as coisas. Esses três aspectos conduzidos de modo mais usual são: Instrução, ou seja, todo conhecimento das coisas, das artes e das línguas; Costumes Honestos, ou seja, não só a correção do comportamento externo, mas o equilíbrio interno e externo, mas o equilíbrio interno e externo dos movimentos da alma e Religião, ou seja, a interna veneração com que o espírito humano se liga e se vincula a divindade suprema.

No capitulo VI nos afirma que o homem para ser homem precisar ser formado, por isso ,e não sem razão, alguém definiu o homem como um animal disciplinável,porque ninguém pode torna-se homem sem disciplina.A formação do homem é muito fácil na primeira infância:ou melhor só pode ser dada nessa idade.É necessário que toda a juventude receba uma formação conjunta,nas escola(cap.VIII). Mesmo que não faltassem pais inteiramente dedicados a educação dos filhos, ainda assim seria mais útil instruir a juventude em grupos mais numerosos, pois maior é o fruto do trabalho e da alegria quando uns tem o exemplo e o estimulo dos outros.

Comenius propõe uma organização escolar em que toda a juventude deve ser educada, em todas as coisas que torna o homem sábio, honesto e piedoso. Que essa formação, que é uma preparação para a vida seja concluída antes da idade adulta, se desenvolvendo sem severidade, com a toda a delicadeza e suavidade. Que todos sejam educados para uma cultura verdadeira, sólida em que o homem seja guiado por sua própria razão. E, além disso, que essa educação não seja cansativa. Para o autor, se os jovens forem educados corretamente, acabarão agindo com os outros com finura e agudeza, até que, ao fim, todos se encontrem com condições de atender a tudo.

A base de toda a reforma escolar é a ordem exata de tudo (cap.XIII). Aquilo que está em ordem vai se conservando intacto no mesmo estado. É esse o segredo da arte de ensinar, é a disposição de técnicas bem feitas do tempodas coisas e dos métodos. Se essa técnica for bem estabelecida, ensinando tudo a todos os jovens que vão à escola, todo ocorrerá de uma maneira tão fácil quanto o funcionamento de um relógio.

A ordem exata da escola deve ser inspirada na natureza e ser ta que nenhum obstáculo a retarde (cap. XIV), a essa ordem que desejamos como idéia universal da arte de ensinar e aprender só podem ser extraídos da natureza. E apesar das dificuldades, DEUS quis nos conceder o tempo suficiente à preparação de uma vida melhor. É possível remover esses obstáculos com a ajuda de Deus, através de cinco princípios criados com indícios oferecidos pela natureza, são eles: Para prolongar a vida, a fim de aprender tudo o que é necessário; Para abreviar as artes, a fim de aprender mais rapidamente; Para agarrar as ocasiões, a fim de aprender de modo certo; Para despertar os engenhos, a fim de aprender facilmente; Para aguçar o juízo, a fim de aprender com a solidez.

Alguns métodos para prolongar a vida (cap. XV) fazem parte desta obra, entre esses métodos encontra-se: defender o corpo das doenças e da morte, porque ele é a única habitação da alma; ter uma dieta equilibrada, que faz com que e digestão do alimento seja mais segura e rápida; fazer exercícios físicos, pois o corpo humano precisa de movimentos. Tudo isso são dicas de como manter a saúde e prolongar a vida por muito tempo.

São nove os princípios para ensinar e aprender com a certeza de atingir os objetivos (cap. XVI) de acordo com o livro Didática Magna.Esses princípios são eles: A natureza aguarda o momento propício;A natureza prepara a matéria antes de começar a introduzir-lhe a forma;Ao obrar, a natureza toma um indivíduo apto e prepara-o antes, oportunamente;Em suas obras, a natureza não procede confusamente, mas de modo claro;A natureza começa todas as operações pelas partes mais internas;A natureza inicia todas as suas formações pelas coisas mais gerais e acaba pelas mais particulares;A natureza não procede por saltos, mas gradualmente;Depois de iniciar uma obra, a natureza não interrompe, mas conclui;A natureza esta sempre atenta para evitar as coisas contrárias e nocivas.

Os princípios em que se funda a facilidade de ensinar e aprender (cap. XVII) está bem esclarecido em 10cânones, que são eles: A natureza inicia pela privação;A natureza predispõe a matéria a desejar a forma;A natureza extrai tudo de princípios pequenos em quantidade, mas válidos pela virtude; A natureza passa das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com