TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDER É RECORDAR

Casos: APRENDER É RECORDAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

“APRENDER É RECORDAR”. SOCRATES

Cebes quis dizer que aprender é recordar do que já se sabia antes de nascer.

Por exemplo, se alguém aprende algo hoje, amanhã, se questionado, ele saberá responder, portanto, a rememoração é o objeto do conhecimento.

Sócrates desenvolverá melhor este argumento, pois ainda que seja verdadeiro, não prova a existência do saber antes do nascimento.

Para recordar, é preciso antes conhecer, saber. Em determinadas circunstâncias, o saber é uma rememoração: §73-c: “Se vemos ou ouvimos alguma coisa, ou se experimentamos não importa que outra espécie de sensação, não é somente a coisa em questão que conhecemos, mas temos também a imagem de uma outra coisa, que não é objeto do mesmo saber, mas de outro”. Para recordarmos algum objeto que conhecemos, nos valemos de outros objetos, que podem ser semelhantes àquele ao qual queremos recordar, ou dessemelhantes. Por exemplo, uma vestimenta pode lembrar uma pessoa. Um pedaço de tecido nada tem a ver com o ser humano, mas podemos utilizar esse meio para recordar.

Assim podemos dizer que o ponto de partida da recordação pode ser tanto algo semelhante ao objeto recordado, como algo dessemelhante.

Quanto à utilização do semelhante para recordarmos, Sócrates usa do argumento do igual em si . São os conceitos universais. Por exemplo, sabemos que há diferentes tipos de pedras, de tamanhos e formas diferentes, mas sabemos o que é pedra, e o conceito universal que caracteriza a todas como pedras. Esses conceitos universais, podemos chamá-los de Igual em si. As pedras possuem diferentes características que não são necessariamente o igual em si, mas que nos permitem identificá-lo.

Sócrates afirma ainda, que para conhecermos, temos que comparar objetos, e que a comparação entre os objetos através das associações pressupõe que tenhamos o conhecimento de outros objetos, ainda que inferiores.

Para conhecer o igual em si mesmo, é preciso que tenhamos adquirido antes de nascer o conhecimento das noções universais e tendo adquirido o conhecimento do igual MESMO, e uma vez que jamais nos esquecemos dessas noções, é provável que já tenhamos nascido com elas.

Podemos supor que ao nascer, nos esquecemos das noções do iguaI em si, mas que, com o auxilio dos nossos sentidos, ainda que impuros, nos lembremos dele, e nisso consiste o aprendizado, e daí a importância da frase “APRENDER É RECORDAR”.

ALUNOS: LUIS VIEIRA DA COSTA - UFPB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com