TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso Dos Direitos Dos Animais Na Investigação Científica

Trabalho Universitário: Abuso Dos Direitos Dos Animais Na Investigação Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Produção de drogas, medicamentos e vacinas

O uso de animais em laboratórios é um assunto que levanta uma grande polémica, seja para uso comercial ou para fins medicinais, esta é uma discussão muito longe de estar resolvida

Cerca de 80% dos testes realizados em animais provocam-lhes sofrimento por serem realizados sem anestesia, visto que esta pode alterar os resultados. Estes testes podem causar cegueira, dor extrema ou mesmo a sua morte.

Na fabricação de remédios são usados diversos animais. Os mais comuns são os porquinhos-da-índia, hamsters, ratos e coelhos. Animais de maior porte, como gatos e cachorros também são utilizados para fins medicinais.

Métodos Usados

Existem vários métodos para testar a resistência dos animais a diversas situações, levando-os ao limite.

O método Draize consiste em colocar gotas de uma susbstância nos olhos do animal escolhido para realizar o teste até que este fique cego. Este método serve para verificar a tolerância do globo ocular às substâncias pingadas.

Outro teste realizado serve para determinar a toxicidade dos produtos. Na realização do teste LD50 são introduzidas quantidades maciças da substância no estômago dos animais até ser atingida uma quantidade em que metade dos seres testados morre. Posteriormente, através de cálculos, é determinada a quantidade máxima ideal para prescrição em seres humanos.

A histerectomia, operação que se caracteriza por retirar o útero a uma fêmea, é realizada quando as crias de uma fêmea infetada estão para nascer. Estas são, posteriormemente, mergulhadas num anti-séptico e reanimadas. Desta forma as crias nascem desinfetadas, isto permite que, posteriormente, nenhuns organismos interferiram com as experiências realizadas. A assepsia, conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio isento de bactérias, é uma preocupação constante no desenvolvimento destes animais, visto que são criados com o objetivo de virem a receber micróbios ou outros organismos para produzir medicamentos ou vacinas, ou determinar o efeito destes sobre os seus corpos, por isso não se é desejada a contaminação dos animais pois poderiam comprometer os resultados.

(In)Sucesso das Experiências com Animais

Alguns cientistas afirmam que a experimentação animal é ilegal, imoral e ineficaz e por isso devia ser banida. Outros afirmam ser, em muitos casos, imprescindível, além de que produzem vacinas.

Histórias de sucesso e de fracasso das experiências com animais enchem o passado da Medicina e das Ciências Farmacêuticas. Remédios e métodos de tratamento que começaram por ser testados em animais para não colocar humanos em risco.

Doenças como a raiva, varicela, artrite reumática e outras tiveram a origem do seu tratamento em testes realizados em animais.

Nos anos 60 ocorreu a tragédia da talidomida que veio demonstrar a falsa segurança de realizar testes em animais. Depois de terem ingerido tranquilizantes com esta susbtância, as mulheres grávidas deram à luz crianças com deformações nos membros. Estes tranquilizantes tinham sido administrados a ratos durante três anos sem problemas.

Um terço dos doentes renais, que necessitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com