TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admirável Mundo Novo

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

O homem é um ser naturalmente social, mas nem sempre essa sociabilidade se dá de maneira simples ou de maneira a aceitar quem não está inserido em sua cultura. Cultura esta que se aprende ao nascer, na sociedade em que será criado. Desde pequenos nos ensinam como são as tradições, como agir, falar e se portar com o próximo e aí é que muitas vezes acontecem os problemas, quando não ensinamos também que nossa cultura não é a única existente e muito menos a única que está certa. O “sair de si” mencionado muitas vezes é tão complicado que a pessoa mais acomodada acha mais fácil repudiar o que é diferente de sua sociedade, surgindo então os preconceitos, as intolerâncias e as lutas para impor suas culturas.

Abrir-se para as outras tradições, visualizar o outro, viver a pluralidade de culturas existentes, libertar-se das amarras da sociedade e buscar o horizonte de infinitas possibilidades que se descobrem com o novo nos faz seguir em frente e os conhecimentos adquiridos só farão com que as ideias se renovem a cada dia, fazendo com que a sociedade cresça.

Com mais conhecimento o Homem desenvolve sua capacidade de criticar, de questionar o que acontece, de se adaptar e superar situações cotidianas, de refletir sobre o homem, a sociedade e os progressos que acontecem e transformam as pessoas. A partir disto, o ser humano descobre então uma nova maneira de olhar o mundo, aceitando que a verdade não é privilégio de uma só cultura e com uma maior bagagem de sabedoria também se torna mais ativo na comunidade onde vive, buscando implementar as melhorias aprendidas e as ideias que surgiram das múltiplas interações realizadas. Quando nos abrimos ao novo também passamos o que sabemos e com esta troca toda a humanidade ganha, pois diálogos são estabelecidos e o diferente passa a ser aceito, tornando-nos únicos e plurais ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com