TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alegoria DaCaverna

Artigo: Alegoria DaCaverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

A Alegoria da Caverna

A Alegoria da Caverna é uma metáfora da condição do homem, em relação à educação e o conhecimento filosófico. Ela mostra o mundo de aparências em que nós vivemos o chamado mundo visível. E a partir daí entendemos que aquelas sombras mostram as coisas que vamos percebendo aos poucos, assim como as correntes que significam nossos preconceitos e opiniões, a nossa percepção da realidade. O prisioneiro que consegue escapar da caverna representa o filósofo, que a partir da luz da verdade consegue enxergar a realidade, usando como instrumento a filosofia.

Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência, isto é, do conhecimento abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis e o domínio das ideias. Para o filósofo, a realidade está no mundo das ideias, um mundo real e verdadeiro, assim o ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida. Em nossos dias, muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta.

Essa [luta das duas forças] é manifesta na massa dos membros humanos: às vezes, unem-se pelo amor todos os membros que atingiram a corporeidade, na culminância da vida florescente; outras, divididos pela cruel força da discórdia, erram separados nas margens da vida. Assim também com as árvores e peixes das águas, com os animais selvagens das montanhas e os pássaros mergulhões levados por suas asas." (G. Bornheim. Os filósofos pré-socráticos. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1977, p. 70.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com