TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação E Ideologia

Artigos Científicos: Alienação E Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  261 Visualizações

A cultura pode ser contaminada por modos perversos que a desviam do processo de humanização.Estes são a alienação e a ideologia ,cujo os riscos refletem nas definições dos objetivos de uma educação focada na emancipação humana.

O trabalho -entendido no amplo sentido de atividade prática e teórica -É uma condição para instauração do mundo da cultura ,mas se as relações de poder não forem democráticas, persiste a cultura da dominação ,com nítidos prejuízos para a equitativa repartição dos bens sociais,sobretudo da educação.

O trabalho como práxis:

O animal e o ser humano; não são apenas de grau ,porque o animal está inserido na natureza de modo harmônico ,enquanto o ser humano é capaz de transformá-la tornando possível a cultura.

A essa transformação denominamos TRABALHO, entendido no sentido amplo de trabalho material e intelectual.

o trabalho é a ação transformadora dirigida por finalidades conscientes.

Nesse sentido o castor constrói um dique, o joão-de-barro sua casinha ,não estão de fato trabalhando ,pois esses atos não são deliberados intencionais,nem movidos por finalidades conscientes, mas sim determinados pelo instinto e idênticos na espécie.

Para o humano pelo contrário ,o contato com a natureza só é possível mediado pelo trabalho.

Para designar a atividade humana distinta da ação animal ,costuma - se a usar a palavra práxis ,conceito que não se identifica com a noção de prática propriamente dita ,mas significa a união indissolúvel da teoria e da prática , porque não existe anterioridade nem superioridade entre uma e outra, mas sim reciprocidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com