TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alisando o Nosso Cabelo

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

O texto escrito por Bell Hooks, “Alisando o nosso Cabelo”, relata um momento ocorrido entre mulheres negras para a realização de penteados nos cabelos crespos. Ao longo do artigo, a autora destaca algumas de suas experiências de vida com seu o cabelo e de outras mulheres, desde de relatos ocorridos em salões ou até mesmo em suas próprias casas. Sendo assim, ela constata que muitas vezes, mesmo que em lugares especializados, o cabelo crespo é sempre visto como algo ruim, algo que precisa ser melhorado.

O primeiro parágrafo do texto, destaca dos desejos das mulheres em alisar os cabelos, desejo esse que já ocorria no passado, cujo as mulheres negras possuíam uma espécie de “ritual”: "Apesar das diversas mudanças na política racial, às mulheres negras continuam obcecadas com seus cabelos, e alisamento ainda é considerado um assunto sério. Insistem em se aproveitar da insegurança que nós mulheres negras sentimos com respeito a nosso valor na sociedade de supremacia branca! ". Para elas, o momentos que era para ser íntimo, servia intimidade como fortalecimento de vínculos sociais.

Bell pontua o momento de transição da mulher negra, na qual ela deixa de usar tranças e penteados em seu cabelo natural e passa a criar sua própria identidade, iniciando assim fase adulta (mulher): “Eu regozijei de alegria quando a minha mãe finalmente decretou que eu poderia me somar ao ritual de sábado, não mais como observadora, mas esperando pacientemente a minha vez. Sobre esse ritual escrevi o seguinte: Para cada uma de nós, passar o pente quente é um ritual importante. Não é um símbolo do nosso anseio em tornar-nos brancas. Não existem brancos no nosso mundo íntimo. É um símbolo do nosso desejo de sermos mulheres.”

Apesar de ter sido um texto que mostra os desejos e os problemas enfrentados pela mulher negra norte-americana, ele encaixa-se para todas as mulheres negras independentemente de seu país de nascença.

Assim, ainda que o texto tenha sido escrito em meados de 2014, os relatos são comuns a várias épocas, inclusive ao presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com