TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Além Da Alma

Monografias: Além Da Alma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Freud Além da Alma

Freud além da alma, filme de John Huston, retrata como se deu o início da Psicanálise. Certamente, Freud traçou um caminho bastante complexo, sobretudo porque, para os psiquiatras do fim do século XIX, início do século XX, o que não podia ser provado fisicamente, não existia.

Naquela época muitas pessoas, principalmente as mulheres, sofriam com sintomas da chamada histeria - sendo a paralisia e a cegueira os mais recorrentes. Apesar disso, depois de examinarem os pacientes, os médicos constatavam que não havia nada de errado que pudesse explicar tais sintomas, pelo menos não organicamente falando. Assim, reiterando o que foi dito no primeiro parágrafo sobre os médicos se acharem os donos da razão, o que não podia ser provado cientificamente, era visto como uma farsa.

Freud ao enfiar uma agulha na perna de uma mulher que sofria de paralisia, constatou que a paciente realmente não sentia nada, ou seja, o sintoma não era mentira como afirmavam os outros médicos. A partir desse momento, ele decidiu se aproximar daqueles que se aprofundavam e estudavam a histeria. Charcot, psiquiatra a realizar os primeiros experimentos com a doença, observou que quem era histérico não sabia por que o era, e que os sintomas apareciam depois de algum evento traumático na vida da pessoa – que ela não lembrava. Além disso, ao fazer uso da hipnose, ele fazia os sintomas desaparecerem momentaneamente, ou seja, realmente havia um motivo que levava à doença e se tratava de uma justificativa psicológica.

Depois de encorajado por Charcot, era preciso saber mais, buscar explicações mais complexas, mais expressivas. Eis que Breuer, aquele que seria a maior contribuição para o trabalho de Freud, apareceu e mostrou como a hipnose feita de modo contínuo funcionava como uma espécie de terapia. Sigmund aos poucos foi se aventurando e fazendo os pacientes de Breuer falarem sobre seus passados.

Na medida em que a paciente Cecily – que era histérica - falava sobre questões pessoais que podiam ter causado os sintomas, Freud descobriu que ela tinha fantasias e desejo pelo pai, e que queria que a mãe morressse. Como o sistema moral não permite que o indivíduo tenha este tipo de vontade, Cecily tinha vergonha e se sentia culpada. Assim, seu desejo, por trazer sofrimento, foi reprimido e transferido do consciente para o inconsciente, sem que ela percebesse. Sem dúvidas essa foi a maior contribuição de Freud: afirmar a existência e importância do insconciente, um lugar “escuro” do qual sabemos muito pouco e que explica porque temos determinadas atitudes e reações.

Não é pretensão do filme mostrar a continuação do longo trabalho de Freud, mas sim contar como ele começou a trilhar o seu caminho em uma direção tão inovadora para a época que, posteriormente, viria a trazer uma grande contribuição para as ciências humanas – a psicanálise. Freud além da alma fala sobre o chamado complexo de Édipo, sobre a histeria e a relação da mesma com a sexualidade, sobre como as crianças têm sexualidade sim, ao contrário do que se pensava até então, entre outras observações complexas sobre a psique.

É interessante ver como a prática do consumo se relaciona com as teorias freudianas. Compramos para ser ou parecer? Qual é o vazio que a compra preenche? Por que nos sentimos bem ao consumirmos? Essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com