TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme : Freud Além Da Alma

Ensaios: Resumo Do Filme : Freud Além Da Alma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  1.955 Visualizações

Página 1 de 4

O filme fala da vida de Freud, e as dificuldades pra tratar uma paciente com neurose histérica no hospital, cujo diretor Meynert desaprovava, pois não acreditava na Histeria.

Incomodado com o sofrimento de seus pacientes decidiu ir para Paris, estudar a doutrina de Charcot. Depois disso em uma palestra, na Sociedade Médica de Viena, mostrou que, através de conhecimentos anteriores, e de seus aprendizados com Charcot em Paris, havia pensamentos de níveis inconscientes, que havia traumas vindos de fatos ocorridos na infância, e que era preciso ainda descobrir suas ligações.

Em um de seus diálogos com Breuer, descobriram um erro na teoria de Charcot: a mente não se dividia. Apenas tirava o trauma da consciência, e a recalcava no inconsciente, que depois era descarregada em forma de patologia.

Em um sonho, descobriu seu Complexo de Édipo. E que o próprio Freud e a Cecily sofriam com esse complexo, que é basicamente onde o filho se apaixona pela mãe e tem inveja do pai, e a menina se apaixona pelo pai e tem inveja da mãe.

Cada ser humano tem esse desafio, de se confrontar com o seu complexo e de supera-lo. Se conseguir superar se torna um ser humano completo, se não se tornará um neurótico, fadado a vagar pela vida inteira, cego e sem um lar. Funciona como um mecanismo que se inverte dependendo do sexo do ser.

Freud passou a fazer sua autoanálise, pois Breuer não o aceitou como paciente. Então elabora a "Teoria das neuroses", mas Breuer não concorda que uma teoria parta de um só experimento, o de si próprio. Freud diz que essa teoria foi baseada com todos os casos já tratados e que todos os traumas estão ligados a sexualidade.

O pai de Freud falece e Freud e ele não consegue entrar no cemitério, desmaia, tem um sonho aterrorizante e diz para Breuer que os sonhos têm sentido para aqueles que sonham, mas são imagens caóticas do inconsciente misturadas com o consciente, e de difícil interpretação.

Descobre que havia algum erro de seu pai escondido nas profundezas da sua mente que ele não conseguia entender. Decidiu voltar ao cemitério com Breuer, novamente sente os mesmos sintomas. Pensa em alguma ligação, tenta desvendar o que estava encoberto com relação a seu pai, e vem a sua mente que as neuroses podem surgir desde a infância.

Freud continua tratando da paciente Cecily, que fora antes de Breuer. Não usando o método hipnótico por opção da paciente, começa a usar então a livre associação de ideias em estado plenamente consciente. Cecily fala de seus sonhos e fatos da sua vida, e Freud desvendando, certifica-se que pode chegar ao inconsciente mesmo com o paciente em estado consciente.

Então, volta a pensar em sua infância para tentar fazer uma ligação ao que causou o surto em frente ao cemitério. Tem um sonho onde vê a figura da sua mãe que o deixou sozinho para ir dormir com seu pai. Sentiu ciúmes porque queria a mãe ali e não com o pai, e odiou seu pai por isso.

Assim veio a culpa por achar que desonrou seu pai. Quando desanima da teoria e pensa em desistir sua esposa pega um de seus diários e lê:

‘’O progresso e como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. È uma série de erros... De erro em erro acaba se descobrindo a verdade’’

A paciente de Breuer, já tida como curada e que, segundo ele, não tinha nenhum problema causado pela sexualidade, volta a ter um surto, apresentando sintomas de trabalho de parto, sendo que não estava grávida. Breuer passa a cliente para Freud, porque ela havia se apaixonado por ele, e isso poderia interferir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com