TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amizade Baseada em Aristóteles

Por:   •  19/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1]

        

[pic 2]

AMIZADE EM ARISTÓTELES

RESUMO: A amizade é um dos valores mais importantes para uma vida feliz segundo Aristóteles. Ele considerava que a amizade é uma forma de alcançar a excelência moral aplicando algumas ideias: a busca de amigos mais virtuosos, desenvolver a amizade gradualmente, cultivar o amor altruísta, compartilhar interesses e atividades em comum, ser leal e confiável e praticar a amizade desinteressada. No entanto, só é possível por tudo isso em prática se o indivíduo estiver disposto a pôr em prática tais ideias.

PALAVRAS-CHAVE: Amizade. Virtude. Aristóteles. Ética. Felicidade.

ABSTRACT: Friendship is one of the most important values for a happy life according to Aristotle. He considered friendship to be a way to achieve moral excellence by applying some ideas: the search for more virtuous friends, developing friendship gradually, cultivating selfless love, sharing common interests and activities, being loyal and trustworthy, and practicing selfless friendship. However, it is only possible to put all this into practice if the individual is willing to put such ideas into practice.

KEYWORDS: Friendship. Virtue. Aristotle. Ethics. Happiness.

Introdução

Aristóteles, dedicou grande parte de seu trabalho à compreensão da natureza humana e das relações sociais. Entre os diversos conceitos explorados por ele, a amizade ocupa um lugar de destaque. Para Aristóteles, a amizade é muito mais do que uma simples interação entre indivíduos, ela representa uma das formas mais elevadas de relação humana e desempenha um papel crucial na busca pela felicidade e realização pessoal.

SOBRE ARISTÓTELES

Aristóteles nasceu no ano 384 a.C. em Estagira, hoje Stravó, dependência da Macedônia. No período que viveu em Atenas, conheceu o pensador que se tornaria seu mestre: Platão. Teve uma formação em Ciências da Natureza que contribuiu para a sua filosofia. Aristóteles estudou na academia de Platão durante muitos anos até se tornar professor da instituição. Nesse período, aprofundou-se nos estudos platônicos sobre o ser e sobre a essência das coisas, sobre a dialética, sobre a política e sobre as ideias socráticas. Também estudou ética e aprofundou seus estudos em ciências da natureza, campo do conhecimento pelo qual o pensador tinha certa predileção. Durante a sua vida intelectual, Aristóteles afastou-se gradativamente das ideias do seu mestre, Platão. Enquanto Platão considerava válido apenas o conhecimento intelectual da verdade obtido por meio das essências puras, ou seja, um conhecimento puramente intelectual, Aristóteles passou a considerar a validade intelectual de outro tipo de conhecimento: o empírico.

Aristóteles morreu aos 62 anos de idade, em 322 a.C., em Cálcis, na Eubéia. Morreu na companhia de sua segunda esposa, dos filhos do primeiro e do segundo matrimônio, dos amigos, e dos discípulos e demais parentes. Os principais conceitos das obras aristotélicas são: Escritos lógicos (Organon), Filosofia natural, Psicologia, Biologia, Metafísica, Ética, Política e Economia, Retórica e Poesia.

O QUE É AMIZADE (ΦΙΛΊΑ)

À amizade em Aristóteles, traz um pensamento análogo com o pensamento da política. Aristóteles ressalta o caráter sociopolítico da amizade, destacando que todas as formas de associação humanas são como partes da comunidade política, e que, portanto, cada espécie particular de amizade corresponde a uma espécie particular de associação em que tal amizade tem origem. Numa palavra: cada espécie de amizade incorpora-se e numa forma de associação política, por exemplo: a amizade entre colegas da faculdade, membros da igreja, companheiros da pastoral, os parentes etc.

Uma das mais altas virtudes éticas, com uma significativa importante para Aristóteles. Entendida como uma virtude ética, a amizade é o justo meio entre o sentimento excessivo da condescendência e o sentimento deficiente do enfado, portando-se assim de acordo com os ditames do intelecto. E, como tal, é um elemento constituinte da vida virtuosa, da vida boa e feliz. e, segundo Aristóteles, começamos a compreender a configuração da amizade a partir do momento em que tomamos como referenciais iniciais os sentimentos de amor e de benevolência.

ΦΙΛΊΑ & AMOR

Para Aristóteles, o amor entre os homens é isento de referências metafísicas e teológicas, desenvolvendo uma modificação afetiva do próprio homem, numa emoção puramente humana, sendo compreendido em quatro elementos, a saber: o desejo sexual, o afeto entre os consanguíneos, as uniões civis solidárias ou concórdias políticas e o querer bem. Trata-se de uma modificação excessiva, no entanto, o amor não se identifica com a amizade.  A amizade enquanto disposição racional dirige-se somente a pessoas, diferente do amor que pode ser dirigido a coisas inanimadas, visto que, Aristóteles afirma que este sentimento remete a solicitude e cuidado.

A benevolência é uma espécie de relação amigável, mas não se identifica com a amizade, pois que tanto podemos senti-la para com pessoas a quem não conhecemos como sem que elas próprias o saibam, ao passo que com a amizade não sucede assim (ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco, 1166b 30-35).

A amizade verdadeira que dura por anos se transforma em intimidade, segundo o estagirita (Aristóteles), neste sentido de prolongamento e intimidade, a benevolência passa a ser amizade.

ΦΙΛΊΑ BASEADA NA UTILIDADE.

Esta amizade é entendida por Aristóteles como um modo inferior de amar. Os indivíduos que cultivam a amizade por causa de uma busca de uma utilidade não se amam pelo caráter da amizade e sim pelo benefício que o outro pode proporcionar. Tais indivíduos, portanto, amam unicamente o que é útil para si mesmos e amam o outro apenas pela sua utilidade. A convivência destes amigos voltada a utilidade só será produtiva se existir a colaboração no desenrolar desta amizade.

Ora, os amigos na utilidade estão fadados a dissolverem sua união quando desaparecem os motivos da amizade, porquanto segundo Aristóteles “o útil não é permanente, mas muda constantemente” (Ibidem, 1156a 20-25).

Além disso, haverá pessoas que vão utilizar desta amizade para tirar vantagem do outro, pois o que lhes interessará sempre será a vantagem que podem obter uns dos outros.

ΦΙΛΊΑ BASEADA NO PRAZER

Nesta amizade baseada no prazer recíproco é perceptível uma similaridade com a amizade baseada na utilidade devido ao seu virtuoso caráter em que as pessoas são amadas por serem agradáveis e prazerosas umas às outras. Quando o prazer acaba e finda também a amizade, situação presente entre os jovens que são guiados pelas emoções e rasos prazeres. No entanto, os jovens também são amorosos, pois a amizade presente no amor visa unicamente o prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (431.4 Kb)   docx (530.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com