TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Marx

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS            
Sociologia SOA 090 e SOA101 (FT TT)–2016_1
Professor: Yurij Castelfranchi                                
Turma: Fisioterapia
Aluno: Jessica Valeria Matos de Castro   Matrícula: 2015021536

Questão 3)
        Ao descrever sobre aquilo que é moderno, pode-se dizer que é se contrapor aquilo qu é arcaico, tradicional, ou até mesmo atrasado.Analisando em uma visão de Marx, moderno refere-se ás sociedades pré-capitalistas ou não capitalistas de forma que para ele se pode identificar a modernidade e capitalismo caminhando juntos. É possível verificar ainda a sua ideologia de provar a “superioridade” do modo de produção capitalista em relação aos demais modos de produção. Para Marx o termo serve para designar a ascensão da burguesia, o crescimento econômico, o estabelecimento do capitalismo e as suas manifestações. As ideias propostas por Marx influenciaram diversas opiniões abrangido muitos aspectos e de certa forma uma utopia em que haveria uma sociedade comunitária  e igualitária e em que não deveria haver uma classe sobressaindo sobre a outra. Ele considerava que a modernidade se apresentava de uma forma um tanto quanto turbulenta, mas considerava que ela possibilitaria uma abertura de oportunidades em relação aos períodos anteriores tradicionais.
          Utilizando uma forma de diálogo, visando defender um posicionamento e o mesmos tempo persuadir, raciocinar Marx chega a verdade através da contraposição e reconciliação de contradições através da sua dialética. Para ele, a dialética é o pensamento e a realidade ao mesmo tempo. A realidade é de uma forma contraditória  e o mundo só poderia ser plenamente compreendido como um todo, se houvesse a reflexão de uma ideia contraria a outra até que o pleno entendimento e conhecimento da verdade fosse atingido.
Através das contradições, ele analisa o surgimento do capitalismo e o atribui como a força que modela a Modernidade.As mudanças constantes que ocorrem na economia capitalista e a forma como se movimenta é uma das formas que ele apresenta para caracterizar a modernidade. Assim como o capitalismo é característica essencial da época moderna, as classes provenientes dele são exclusivas da Modernidade.
         O capitalismo e a Modernidade, para Marx, caminhavam sempre próximos de forma que a força que modela a vida moderna é o capitalismo. Nesse contexto, o trabalho assalariado como aspecto da modernidade é a fonte de poder da classe burguesa e através dele, a burguesia consegue tirar o seu lucro.
      Uma das características da modernidade  é a mercadoria, da forma como é produzida em nossa sociedade. O modo de produção capitalista de mercadorias demonstra que há uma relação de exploração e dominação de uma classe social por outra.  Este modo capitalista de produção é um processo de produção de mais-valor, como dito por Marx em que ocorre a compra da força de trabalho e a utilização para processo de produção de alguma mercadoria. Essa força de trabalho que é utilizada acrescenta valor às mercadorias porém apenas uma parte desse valor volta ao trabalhador que o produziu em forma de salário, sendo o salário a forma de pagamento, a recompensa pelo seu esforço dispensado. O trabalhador irá produzir porém receberá menos do que o que produziu ficando dessa forma este mais valor e a mercadoria com o capitalista que o financiou e é neste ponto em que ocorre a exploração capitalista propiciada pela dominação que a classe capitalista exerce sobre a classe operária no processo de produção. Nesse sentido, luta de classes foi a denominação dada por Marx juntamente com Engels para nomear o confronto entre o que eles consideravam como os opressores, a burguesia, e os oprimidos, o proletariado.
         Uma das outras características modernas para Marx é a sua consideração sobre a ação humana como responsável pelas transformações que ocorrem através da burguesia e proletariado, de modo que em épocas anteriores a orientação divina tomava esse lugar.
Muitas outras características da modernidade, tal como o cientificismo, a especialização, são consequências das relações capitalistas Além disso, e como elemento fundamental da modernidade, está a luta de classes, em torno do mais valor.
           Convém citar que as relações na sociedade moderna exigiam constantes inovações para ir em busca de novos mercados. Os empresários capitalistas seriam sempre obrigados a estar em busca de novidades de forma que pudessem competir com os burgueses e essa forma que o capitalismo é capaz de se movimentar perdendo fazendo como que o que é novo possa durar até outra forma mais eficiente possa ser apresentada é o que faz a sua grande impulsão como meio de produção.  Entretanto, convém salientar que, a classe burguesa revolucionou a forma de se relacionar no mercado ,porém com as mudanças instituídas uma nova forma de exploração pode ser observada: o trabalho industrial. Com a presença do capital, houve uma relação que se estabeleceu de forma dominadora e dependente onde o capital poderia existir desde que uma outra classe fizesse a sua produção, e neste caso o proletariado.
      Mais um exemplo de efeito da modernização é a desintegração do modo familiar tradicional. Ao ocorrer a  substituição da manufatura pela maquinofatura foi permitido que a produção se realizasse em uma escala muito maior,com tarefas fáceis e repetidas. Desse modo, com a facilidade de aprender foi comum nas fábricas a mão de obra feminina que poderiam executar o mesmo trabalho dos homens, mas recebendo um salário inferior. Assim, houve uma ruptura da tradição doméstica, em que antes, os homens saíam ao trabalho e as mulheres tomavam conta dos filhos. Isso se aplica em maior escala aos dias de hoje, onde, a mulher conquista a cada dia um maior espaço no mercado de trabalho mas diferentemente hoje buscando que haja também a igualdade na remuneração. Em oposição, diferentemente das antigas sociedades tradicionais em que a mulher era vista como "objeto" e apenas uma forma de suprir as necessidades do homem e do lar. Os conceitos antigos que por muito tempo foram a base da sociedade tradicionalista, agora na modernidade ocorre a desmistificação de forma a beneficiar o lucro monetário e nessa desmistificação as pessoas puderam conduzir suas próprias vidas.
      Mediante os aspectos mencionados pode-se concluir que a modernidade é o período histórico marcado pelo predomínio do modo de produção capitalista e a modernização o processo de desenvolvimento da modernidade. Para se referir a modernidade nos dias atuais é necessário observar a forma atual do capitalismo mundial e suas contradições e entender que a modernidade atual é a atual fase de desenvolvimento do capitalismo ,de uma contemporaneidade e que o desenvolvimento capitalista é marcado por lutas de classes. Marx admitia o progresso da Modernidade, mas criticava as consequências degradantes que estavam se manifestando, e para ele, o novo sistema econômico deveria vir como forma de melhorar as condições sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com