TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: O jovem Marx

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 7

UNIFEOB

Rafael Santa Maria Bianchetti

Análise do filme:

O jovem Marx

São João da Boa Vista

2018

O filme a ser analisado será o Jovem Marx, dirigido pelo haitiano Raoul Peck e lançado no Brasil em 2017, a análise filme terá como tema central, o surgimento de ideias emancipatórias, bem como a visão de Marx no que se refere a situação do operariado que se encontravam em estado de plena servidão trabalhando em fábricas insalubres.

Karl Marx é interpretado por August Diehl, Friedrich Engels é interpretado por Stefan Konarske e Jenny, esposa e grande aliada de Marx é interpretado pela atriz Vicky Krieps. Esses atores interpretavam tais figuras históricas de uma maneira romantizada e juvenil, transformando divergências de ideias filosóficas em uma guerra de arena, o filme para o olhar de muitos críticos de esquerda, apresenta um cenário bem conservador, algo que Marx não gostaria desta interpretação, se o mesmo assistisse o filme de sua biografia.

O longa demonstra os acontecimentos sociais e históricos a partir da década de 1840, como por exemplo a situação da classe operário em meio a segunda revolução industrial. A partir desta década que o operariado começa a se mobilizar e enfrentar exploração feita por parte dos patrões.

Só a partir da década de 1840 é que o proletariado, rebento da revolução industrial, e o comunismo, que se achava agora ligado aos seus movimentos sociais — o espectro do Manifesto Comunista —, abriram caminho pelo continente. O próprio nome de revolução industrial reflete seu impacto relativamente tardio sobre a Europa. A coisa existia na Inglaterra antes do termo. Os socialistas ingleses e franceses — eles próprios um grupo sem antecessores — só o inventaram por volta da década de 1820, provavelmente por analogia com a revolução política na França.

(Hobsbawn, 1996, p.37).

O filme interpreta e demonstra a preocupação de Marx em relação a classe trabalhadora, questionando conceitos como propriedade privada, Marx à partir disso irá dividir a sociedade industrial em duas classes, a burguesia que é dona dos meios de produção e o proletariado, que sobrevive vendendo a força de seu trabalho, recebendo por isso, um salário que mal dava para conseguir se alimentar, construindo assim, um estado de plena servidão.

A produção já começa com Marx fazendo uma bela análise sobre a triste situação que se encontrava a classe operária, sobrevivendo em um sistema de profundo cenário de exploração.

O início é o ano de 1843, o jovem Marx se encontra em estado de profunda revolta com o despotismo dos soldados prussianos, que perseguiam pobres coletores de madeira e até os matavam, neste período ele já se encontra como jornalista da gazeta renana, e a partir da mesma, produzia seus artigos de protesto sobre a condição que se encontrava a classe dos coletores de madeira.

O jovem jornalista acaba tendo seus esforços levados em vão, já que poucos estavam preocupados em socorrer os oprimidos.

Umas das campanhas da Gazeta Renana foi feita em defesa dos camponeses pobres do sul do Rena, que eram levados pela miséria a roubar madeira. Marx esforçou-se em vão para mostrar que as autoridades do Estado, mancomunadas com os grandes proprietários, se limitavam às medidas punitivas, sem ir até o fundo do problema e, portanto, sem poder solucioná-la. A experiência ensinou-lhe que a questão social não podia ser resolvida por meios puramente jurídicos.

(Konder,1999, p.13).

O filme interpreta de maneira honesta o jovem Marx se rebelando com as autoridades da época, que muitas vezes se encontravam no campo ultraconservador, a preocupação social e a busca por justiça social, seria no futuro a construção do pensamento de muitos humanistas que usaram Marx para formação básica de suas ideias e conceitos.

A produção tenta analisar a situação dos operários nas fábricas da Inglaterra, que se encontravam em condição degradante, como por exemplo os trabalhadores irlandeses, que com a revolução industrial, praticam um êxodo rural e vão trabalhar nas fábricas britânicas, ao saírem de sua terra natal, não melhoram da vida, apenas adentram em um novo tipo de servidão, ganham basicamente o dinheiro da refeição, sofrem mutilações nas máquinas ao trabalharem muitas vezes exaustos. A condição da classe operária bem como a condição degradante do proletariado, é o principal objeto de estudo de Marx desde a sua juventude, com este olhar foi possível desenvolver um caráter humanitário em diversos tipos de estudo no ramo das Ciências Humanas.

O filme mostra a condição dos operários na fábrica de tecidos Ermen e Engels na qual o proprietário era o pai do jovem Friedrich Engels, nesta fábrica os operários eram constantemente explorados, como em muitas fábricas naquele período, os trabalhosos mais corajosos tentavam negociar com o patrão, mais o mesmo pouco se importava com a condição do operariado em questão, pois que estava acima de tudo era o lucro.

Neste contexto, Marx confrontava pensadores anarquistas como Mikhail Bakunin, cujo os seus conceitos fugiam da lógica de analisar a sociedade dentro de um caráter dialético, Marx seguia sua análise dentro de uma ótica humanitária regida por uma finalidade emancipatória enquanto o anarquismo se tornava algo muito utópica para tal questão.

É encenado o encontro de Marx e Engels, ambos se conhecem e acabam se tornando grandes amigos, o filme demonstra dentro da perspectiva histórica, o quanto esta amizade se tornou algo importante para o mundo intelectual, assim como para o aperfeiçoamento do pensamento socialista e de conceitos emancipatórios referente a classe trabalhadora, que se encontrava em estado de profunda opressão.

 Na parte em que Engels estava jogando xadrez junto com Marx, ele sugeriu que Marx lesse autores economistas como Adam Smith e David Ricardo para uma profunda análise da sociedade dentro de uma perspectiva econômica. Sugestão importante que ajudou no amadurecimento intelectual de Marx, o mesmo segue os conselhos do amigo e passa a estudar com afinco estes autores, Marx aperfeiçoa o seu pensamento, e a partir disto, desenvolve teses que tenta levar a economia dentro de um eixo mais social que tenta excluir as desigualdades sociais, as ideias de Marx passaram a interpretar a sociedade dentro do eixo econômico, procurando entender o motivo no qual havia burgueses e proletários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com