TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme Ágora (Alexandria)

Monografias: Análise Do Filme Ágora (Alexandria). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  7.118 Visualizações

Página 1 de 4

O filme retrata os aspectos sociais vividos pela população da cidade de Alexandria, Egito, no período do século IV d.C, que é marcado por conflitos entre cristãos, pagãos e judeus. A história do filme gira em torno de Hipátia uma matemática, astrônoma e filósofa que era professora na Biblioteca de Alexandria que era considerada um templo do saber dedicado à busca do conhecimento, também servia como templo para culto às divindades das religiões politeístas greco-romanas. No filme vemos o período em que Hipátia leciona filosofia e durante as aulas questionava os fenômenos naturais, físicos e químicos do mundo que a cerca. Vivendo em sociedade conservadora ela teve a sorte que pouquíssimas mulheres tiveram em sua época: a de poder permanecer solteira e ser livre para estudar e lecionar, sem submeter-se à autoridade de um homem, no filme ela esta sempre acompanhada de seu escravo pessoal Davus, que secretamente a amava, e entre os vários alunos que frequentavam suas aulas na biblioteca, destacavam-se Orestes, que mesmo demonstrando seu amor por ela, não era correspondido e Sinésio, que era adepto do cristianismo. Em sua esfera política o filme mostra o uso da religião para efeitos políticos.

O filme mostra que naquele momento os cristãos agiram como bárbaros, brutalmente e com desprezo pela cultura, em se tratando de religião queriam exclusividade, que seu culto fosse o único aceito sobrepondo a filiação religiosa à estrutura política da comunidade.

Nesse período os cristãos ganhavam cada vez mais espaço. Por causa desses conflitos entre religiões e para se confirmar diante da sociedade, os cristãos destruíram a biblioteca de Alexandria, tendo como motivação uma investida anterior realizada pelos alunos e alguns mestres da biblioteca. Apesar disso Hipátia segue ministrando suas aulas em casa. Orestes torna-se prefeito de Alexandria, porém, manteve-se fiel ao seu amor por Hipátia e sempre que tinha decisões importantes para tomar a consultava. Sinésio tornou-se bispo da igreja católica e Davus, que durante o filme havia sido alforriado por Hipátia, enfrentava o conflito de seguir e manter-se fiel à fé cristã e deixar-se dominar pela paixão que sentia por Hipátia. Em meio as histórias desses quatro personagens aparece o líder da Igreja Católica Cirilo, que para impor a força crescente do Cristianismo, vale-se da ligação entre Orestes e Hipátia para enfraquecer o poder romano diante da sociedade. Cirilo procura nas escrituras justificativas para mostrar à população que Orestes se deixava influenciar por Hipátia, que por ter um comportamento diferente da grande maioria das mulheres de seu tempo, era acusada de ser ateia e bruxa o que termina por ser a causa de sua morte.

Se pararmos para analisar o comportamento de alguns personagens vemos que Hipátia, aparece semelhante a figura do homem justo, virtuoso,deixa-se guiar pela razão, para ela a plenitude humana coincidia com o aperfeiçoamento da razão. E o fato dela ser uma filósofa reforça a não distinção entre homens, mulheres e escravos, desde que este tivessem as mesmas condições para terem acesso ao conhecimento. Já Davus vivia o conflito fé x paixão x razão. No momento em que é Hipátia capturada sob acusação de ateísmo e bruxaria, Davus se vê obrigado a sufocá-la a fim de que ela não sofra com as dores da tortura que será submetida, ao fazer isso Davus deixa sua racionalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com