TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Filosófica da Formiga Z

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 6

A “Formiga Z” é um filme de 1998, dirigido por Eric Darnell e Tim Johnson, que aborda a vida de uma formiga insatisfeita com o sistema em que vive, e que a obriga a assumir um papel social que ela não escolheu. Os realizadores, para abordarem uma temática fundamental da vida humana, escolheram atores especiais, que pudessem dar voz às personagens tornando-as, desta forma, mais reais. O tema deste filme é a importância do conhecimento e da autonomia, inserido numa sociedade onde predominam as crenças e os preconceitos. O problema do filme é: Será que o conhecimento e a autonomia individual conseguem mudar a sociedade?

Z é uma formiga operária que vive numa colónia. Esta personagem foi protagonizada por Woody Allen, ator que se destacou em papeis relevantes na comédia standup onde deu vida a personagens intelectuais, inquietos e inseguros. Estas características são igualmente observadas na formiga Z que, desde o inicio do filme, questiona a sua existência e o papel que a sociedade em que vive lhe atribui, mostrando-se revoltado e insubmisso com o seu destino na colónia, não se conformando em ter que cavar sem isto ter sido a sua escolha - Porque tem de ser um operário e não um soldado?; Porque tem de pôr o bem da colónia à frente de si próprio e dos seus próprios desejos?,Será que existe um lugar melhor?- refletindo sobre as opções de vida que o pudessem deixar mais feliz e realizado. Desta forma, Z problematiza a sua existência e as suas escolhas ao contrário das outras formigas que, não conseguindo pensar por si próprias, lhe dizem que ele pensa demasiado, que faz parte da sua vida realizar aquele trabalho não o questionando e apenas aceitando o que lhes está designado pela sociedade. Assim, Z representa a inteligência e a filosofia uma vez que assume constantemente uma atitude filosófica crítica, de problematização da sua realidade e da construção de argumentos. Outro personagem importante é o general Mandible, interpretado por Gene Hackman, que chegou a fazer parte do Corpo de Fuzileiros Navais antes de ser ator. Esta personagem caracteriza-se pela sua capacidade de argumentação, ambição, poder e autoridade que exerce sobre as restantes formigas da colónia. Ao longo da história, é destacado o seu caráter de ditador, déspota, autoritário e egoísta, pois apenas pensa em si próprio, não se importando com os outros, que usa para atingir os seus objetivos. Por esta razão, esta personagem representa a força e a opressão de uma sociedade – colónia – organizada na base da ditadura e do despotismo, não dando autonomia à sua população para realizar as suas escolhas e desenvolver o pensamento crítico.

Este filme passa-se no formigueiro que simboliza a escuridão e a ignorância. Para reforçar esta ideia vemos cenas que apelam à ordem e à forma padronizada como tudo é feito, tal como a dança realizada no bar pela comunidade de formigas. Nesta cena, são introduzidas outras formas de dançar através de Z e da princesa Bala, que dançaram de forma diferente dos outros. Esta dança, inspirada no filme Pulp Fiction, representa outras formas de se pensar e outras escolhas que podem ser feitas. Também a banda sonora, com a canção “I can see clearly now”, reforça a ideia de que ultrapassados os obstáculos é possível alcançar o conhecimento e este levar à mudança do nosso pensamento e das nossas escolhas. Apaixonado por Bala, Z trocou de lugar com um soldado seu amigo, Weaver, que faz parte das tropas reais, e nesse momento começa a sua aventura. A sua intenção era encontrar-se com a sua amada mas é enviado para a guerra onde conhece Barbatus que ao morrer nos apresenta uma das teses do filme: Pensa por ti próprio. Ou seja, devemos analisar as crenças e opiniões, não as aceitando sem justificação, problematizando o que parece evidente e aceite, e procurar uma compreensão mais profunda do mundo e de nós mesmos, de forma a desenvolver o pensamento crítico e a autonomia. Após um percurso longo e cheio de obstáculos, representados pela lupa e pela gota de água que caiu sobre Z, este e Bala encontram "Insectopia", que representa a procura pelo conhecimento. Trata-se de um caixote do lixo mas que os personagens consideram ser o melhor lugar para estarem naquele momento, visto que é onde os vários insetos alcançam a sabedoria e a felicidade já que não existe um ditador ou déspota que os obrigue a pensar ou agir de certa forma impedindo-os de atingir o conhecimento. Bala foi capturada de volta para o formigueiro fazendo, consequentemente, Z regressar. Nesta altura descobrem o plano malévolo do general Mandible que quer formar uma nova colónia matando grande parte das formigas. Para salvar a colónia, Z necessita que todas as formigas colaborem entre si. Neste momento, houve mudança em Z que deixou de pensar de forma individualista. Isto representa a necessidade de se verificar mudança coletiva para que a sociedade possa mudar, ou seja, é necessário que o conhecimento seja alcançado por várias pessoas para que este possa tirar a sociedade das sombras da ignorância. O filme apresenta-nos outra tese com Z dizendo no final do filme: “encontrei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com