TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila

Por:   •  31/10/2015  •  Ensaio  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

Aluno: Wesley de Lima Paes

RGM/CA: 15116638 1º D.

Matéria: Administração. Professor Walmir Fuoco.

Resumo do Livro: Fundamentos de Administração - Parte 03/Capitulo 05. (David Decenzo e Stephen Robbins)

ORGANIZAÇÃO – PROJETOS ORGANIZACIONAIS BÁSICOS

Os Elementos da Estrutura.

Os conceitos básicos da organização foram feitos no inicio do século XX por autores administrativos que ofereciam alguns princípios para os gerentes de empresas passassem a seguir deste então, são eles; especialização do trabalho, cadeia de comando, amplitude de controle, autoridade e responsabilidade, centralização versus descentralização e departamentalização.

Especialização do Trabalho.

Na especialidade do trabalho as tarefas são separadas de acordo com o nível de conhecimento do trabalhador, indivíduos mais bem qualificados executam parte de uma atividade e não ela por inteiro, algumas empresas requerem cargos de altos níveis de qualificações e por esse motivo, trabalhadores melhores qualificados. Para desenvolver atividades mais complexas o trabalhador precisaria se qualificar, sendo assim seria melhor remunerado, sendo que o trabalhador com níveis mais baixos de qualificação se encarregaria de tarefas mais simples, sendo menos remunerado. Se não fosse assim, as empresas teriam que contratar trabalhadores com níveis altos de qualificação para desempenharem tanto tarefas simples quanto as mais complexas, tendo por sua vez que, remunerar todos os funcionários com o mesmo salário, desperdiçando dinheiro. É por isso que não se vê um gerente de Call Center atendendo ligações, as ligações são atendidas por pessoas menos qualificadas, sendo que o gerenciamento total e bem mais complexo fica de responsabilidade do gerente que por sua vez, é melhor qualificado sendo melhor remunerado por exemplo.

Cadeia de Comando.

Os primeiros autores entendiam que funcionários deveriam ter a um único chefe, a quem sempre obedecia a suas ordens, sendo que funcionários que tivessem um ou mais chefes teriam que tentar conviver entre opiniões e ordens diferentes e certamente conflitantes. Ao ver dos autores as tarefas deviam ser definitivamente separadas e que cada tarefa ou departamento haveria um superior responsável. O conceito de comando é ainda é muito usado por organizações contemporâneas, no entanto há momentos que a cadeia de comando abacá atrapalhando o desempenho das organizações.

[pic 1]

Amplitude de Controle.

O conceito de amplitude de controle vem da distribuição de autoridades e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um gerente administrativo. Quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de controle é grande. Ao contrário, quando o administrador tem poucos subordinados, sua amplitude de controle é pequena.

Autoridade e Responsabilidade.

Autoridade é simplesmente o direito que um individuo tem sobre seu cargo de dar ordens e esperar que sejam devidamente cumpridas. A autoridade tem haver diretamente a posição de uma pessoa dentro de uma determinada empresa, sem ter ligação com as características daquela determinada pessoa. Quando um determinado cargo fica vago, a pessoa que o deixou não tem mais nenhuma autoridade, a autoridade ficará com a próxima pessoa que assumir aquele determinado cargo. Diante de assumir determinado cargo de autoridade essa pessoa também precisa saber que terá responsabilidades e devem ser responsabilizados por falhas não tem como dar autoridade a uma pessoa sem dar uma responsabilidade, se isso acontece não tem como culpar alguém por determinada falha se a pessoa que falhou não tem autoridade sobre aquele determinado assunto ou determinada área de atuação. Voltando ao assunto AUTORIDADE, devemos diferenciar autoridade de poder, pois são frequentemente confundidos. Autoridade é simplesmente um direito sobre a posição ou o cargo da pessoa em uma empresa. O poder refere-se á capacidade de uma pessoa em ter determinada influência às decisões importantes de uma empresa. Não é necessário ter autoridade para se conseguir poder em uma organização. Usemos um exemplo; Um operador de máquinas que possui experiência de 15 anos em uma empresa, ele está na empresa desde quando a mesma foi fundada, é o único que conhece toda parte mecânica das máquinas daquela empresa que são muito antigas, somente esse operador possui conhecimentos para concerta-las, eventualmente a influência desse operador é muito maior do que parece, tendo em vista sua posição naquela empresa, ou seja a empresa fica dependente daquele funcionário de um conserto. Esse exemplo nos faz perceber que o poder pode vir de diferentes áreas em uma organização. Vejamos alguns tipos de poder:

  • Poder Coercitivo = Poder baseado no medo.
  • Poder de recompensa = Poder baseado na habilidade de distribuir algo os outros valorizam.
  • Poder legítimo = Poder baseado na posição de outra pessoa na hierarquia formal.
  • Poder de especialização = Poder baseado na perícia, talento ou conhecimento especial de uma pessoa.
  • Poder de referência = Poder baseado na identificação com alguém que tem recursos desejáveis ou características pessoais.

Centralização e Descentralização.

A centralização nada mais é que o grau de autoridade, na tomada de decisões, as decisões são tomadas por pessoas que estão mais distante do problema e a solução para tal se daria através de funcionários que propriamente executam o trabalho. Descentralização é conceder aos funcionários mais próximos de um determinado problema a oportunidade de resolve-lo. Dar ao funcionário de níveis mais baixos na organização, a oportunidade de discutir uma possível solução para aquele problema. Desta forma é de bom tom afirmar que as decisões devem ser tomadas por quem está mais próximo do problema, independentemente do nível da empresa. Entretanto a ideia do conceito de descentralizar não significa que a alta direção de uma empresa deixará de tomar as principais decisões.

Departamentalização.

Quando pensamos na palavra departamentalização, logo pensamos em departamentos, e o que são departamentos? Departamentos é um agrupamento de pessoas especialistas que necessitam de uma coordenação por meio de um gerente, é um meio de separar áreas para aquela empresa, exemplo: Departamento financeiro, departamento administrativo, departamento de recursos humanos etc... Nos dias de hoje vem sendo comum organizações usando algum tipo de equipe, à medida que as tarefas vão ficando cada vez mais complexas, as empresas precisam contratar pessoas com habilidades específicas separando por departamento. Há vários tipos de departamentalizações, departamentalização funcional é o exemplo que usei acima, separar funções por departamento, a fim de obter economias mediante se vai colocando pessoas com determinadas habilidades e especializações comuns em departamentos de sua determinada área. Departamentalização por produto foca nos principais produtos de uma organização, cada produto da empresa está sob a autoridade e administração de um gerente que certamente deve ser especializado naquele produto. As vantagens de ter uma departamentalização por produto está justamente no desempenho daquele produto no mercado, sendo que este está sob responsabilidade de um único gerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com