TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico- conhecimento científico, teológico, filosófico e empírico

Por:   •  26/4/2022  •  Artigo  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

Conhecimento científico, filosófico, teológico e senso comum, - elo dos saberes.

Ravenna Isabelly Pimentel da Cunha1

José Lucas Pires e Sousa2

Resumo

No processo de evolução, a humanidade compreendeu alguns saberes que foram organizados ou denominados como conhecimentos. A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas. A Filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas a chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão. O conhecimento teológico se da a partir de uma realidade universal para representar e atribuir sentido a realidades particulares. O senso comum contribui para que a ciência progrida.

A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. Assim, os conhecimentos envolvidos nesta reflexão pretendem beneficiar uma articulação entre as formas básicas de conhecimento e desenvolver uma compreensão satisfatória da cidadania, numa visão compartilhada e consciente da mudança de paradigmas no sistema social.

Palavras-chave: Conhecimento; Ciência ; Filosofia; Teologia, Senso Comum.

.

Introdução

A história da humanidade, remonta há pelo menos seis milênios, quando aceitamos o critério historiográfico clássico que demarca o seu início a partir dos primeiros registros escritos. Durante essa trajetória, a humanidade acumulou uma considerável gama de saberes

[pic 1]

  1. Graduandos do curso de Engenharia Agronômica pela UFPI.

2

que foram sistematizados como conhecimentos, que são estes: conhecimento científico, filosófico, teórico e o senso comum, visando sistematizar a busca de entendimento e concepção do universo.

Conhecimento Científico

A ciência, por sua vez, caracteriza-se pela racionalização que surgiu na Europa, processo iniciado com o renascimento italiano, mas substanciado com a revolução científica no século XVII. O legado deste período traduz-se no que denominamos ciência moderna ou, simplesmente, ciência. Este artefato teórico permite-nos adquirir conhecimento fundamentado através de pesquisas, estudos e comprovações até chegarmos ao reconhecimento da comunidade científica de que o conhecimento produzido revela a verdade sobre os fenômenos. Como forma especial de conhecimento da realidade, conduz sempre a novas descobertas. Como busca sistemática de conhecimentos, revisa-se teorias fundamentais das experiências do passado, reformulando-as cada vez mais e possibilitando, assim, uma constante renovação. Seguindo essa ordem de raciocínio, as palavras que se relacionam no processo do conhecer são o sujeito e o objeto. O sujeito desempenha papel ativo no processo do conhecimento, e o objeto, por sua vez, é modelado pelo sujeito. A ciência é o sistema de conhecimentos que abrange verdades gerais obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica. A ciência é, portanto, conhecimento que se constitui na modernidade diante dos desafios a que o homem moderno se colocou no sentido de investigar o universo. É uma forma de conhecimento ativa, investigativa, mas, sobretudo crítica, na medida em que avalia a si própria e revê seus conceitos e práticas, na medida em que avança no conhecimento de determinado objeto.

Conhecimento Filosófico

Reconhecemos que a filosofia se deu a partir dos gregos e estes produziram uma cultura de vários mitos explicativos da realidade. Anteriormente, tinha como única preocupação a busca do saber, a compreensão da natureza das coisas e do homem. O conhecimento científico era desenvolvido pela filosofia. Não havia a distinção que hoje se estabelece entre ciência e filosofia. Em síntese, a filosofia surge da necessidade dos gregos adquirirem um conhecimento fundamentado / racional, para superar a opinião. Esse conhecimento pretende ser o mais profundo / radical possível sobre a realidade analisada. Quanto mais refletirmos sobre esta realidade, mais podemos compreendê-la, levantar questionamentos e sugerir soluções para os problemas relacionados a ela. Para tanto, a filosofia nos auxilia e constitui-se

3

numa tentativa do espírito humano, através de suas funções teóricas e práticas, de chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão. O conhecimento filosófico é racional, crítico, sistemático. É um tipo de conhecimento que decorre da razão pura, ou seja, é um desejo natural do ser humano. Por ele, o sujeito quer saber por amar o saber e não para fazer uso prático dele. É um tipo de conhecimento pouco praticado nos dias de hoje. O conhecimento filosófico é um saber aberto, sistemático, racional e que não é dogmático, não reflete a partir de pressupostos que não sejam fundamentados na razão ou não se prende em aparências. A filosofia é uma arte: de pensar, refletir, repensar o que já foi pensado.

Conhecimento Teológico

O conhecimento teológico é produto do intelecto do ser humano, o qual recai sobre a fé; Provêm das revelações do mistério oculto ou do sobrenatural, que são interpretadas como mensagens ou manifestações divinas. Este conhecimento está intimamente relacionado à fé e

  • crença divina, ou ainda a um Deus, seja este Deus, Jesus Cristo, Maomé, Buda, um ser invisível ou alguma autoridade suprema, com quem o ser humano se relaciona por meio de sua fé e crença religiosa. Não importa qual é a sua crença, tampouco qual é o seu Deus; o que é válido e importante é a fé. De modo geral, o conhecimento teológico apresenta respostas para as questões que o ser humano não pode responder com os demais conhecimentos filosófico, ou científico, pois envolve uma aceitação, ou não, como consequência da fé que o aceitante deposita na existência de uma divindade. A fé religiosa é um fato que nem a teologia nem a ciência que estuda o fato religioso podem explicar ou justificar perfeitamente. A fé religiosa é de ordem místico-intuitiva, e não de ordem racional-analítica.

Senso Comum

No contexto atual, os pensamentos estão voltados para considerar conhecimento como aquilo cientificamente comprovado, aquilo que a literatura afirma como verdade, muitas vezes se opondo ou desprezando o senso comum, passando a negar ou tratar como erro o modo como as pessoas comuns, do saber popular, entendem e explicam o mundo. O senso comum contribui para que a ciência progrida a partir de dificuldades que emergem no dia-a-dia das pessoas. A forma mais usual que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e o universo como um todo, produzindo conhecimento, é a do senso comum, também chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico. O conheciinento empírico é adquirido independentemente de estudos, pesquisas, reflexões ou aplicações de métodos. Em geral, é um conhecimento que se adquire na vida cotidiana e, muitas vezes, ao acaso, fundamentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com