TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE CONHECIMENTO

Por:   •  21/12/2020  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARTUR ANGELO CARVALHO MARTINS

ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE CONHECIMENTO

São Luís

14/10/2020

ARTUR ANGELO CARVALHO MARTINS

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O seguinte trabalho apresenta a ciência e o seu modo contemporâneo em relação ao conhecimento, abordando a evolução do homem em relação ao conhecimento. Este trabalho será apresentado como requisito para obtenção da primeira nota na disciplina de Metodologia Científica, no curso de Engenharia Civil, na Universidade Estadual do Maranhão.

Professora: Terezinha de Jesus Silva Bógea

São Luís

14/10/2020

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento é um fato inerente à própria existência humana, pois, desde que a sociedade humana existe, a produção de conhecimento constitui um aspecto dessa própria existência. Primeiramente, durante os primórdios da espécie humana, o ser humano teve que utilizar a sua inteligência e criatividade para superar os perigos e obstáculos que a natureza lhes transparecia. No desenvolver da história da humanidade, o conhecimento foi sendo refinado cada vez mais, devido ao surgimento de problemas e duvidas, os quais levaram à reflexão, à busca de explicações e soluções.

Atualmente, vivemos em uma época caracterizada pelo desenvolvimento do meio técnico-científico, que busca principalmente o conhecimento e informação a respeito das coisas, dos fatos e dos acontecimentos que rodeiam o ser humano, com o intuito de controlá-los. Com isso, pode-se melhorar sua posição em face ao mundo e criar condições melhores de vida por meio da tecnologia. Baseando-se na classificação de Peter Burke, podemos afirmar que informação diz respeito ao que é relativamente específico e prático, já o conhecimento é processado ou sistematizado pelo pensamento.

Com o intuito de agrupar o máximo de conhecimento produzido por toda a humanidade, surgiu a ciência. Para Trujillo Ferrari, a ciência é “todo conjunto de atitudes e atividades relacionadas, dirigidas ao sistemático conhecimento como objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação”.

Não existe uma única concepção de ciência. Dentre elas nos convém citar a ciência contemporânea, que busca um método para distinção dos diversos tipos de conhecimento, visto que havia a necessidade de distinguir, através de algum critério, o que é correto do não correto, o que é ciência da não ciência.

2 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Segundo Garcia (1997, p.45), o conhecimento é uma forma de estar no mundo, onde, durante o processo de aquisição de conhecimento o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser que está em mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade.

Conforme nos coloca Gil (1999, p.26), “O conhecimento só é cientifico se for passível de verificação, isto é... Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitam obter o conhecimento. Para tanto, entende-se que o conhecimento científico é diferente do conhecimento comum e mais popular ao qual denominamos senso comum.

O senso comum é pouco questionado. É um conhecimento piamente copiado, acreditado sem contestação, dado fé. É o conhecimento passado de geração a geração. É algo quase imutável, uma crença.

O conhecimento cientifico caminha avesso ao senso comum. Para que um conhecimento do senso comum passe a ser conhecimento científico, basta-nos problematiza-lo, criar obstáculos para ele, criticá-lo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com