TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Drogas licitas

Por:   •  16/10/2015  •  Seminário  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 6

Drogas ilícitas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.

1.Conceito:

(Drogas ilícitas) Um termo utilizado para se referir a uma  substância química ou composto químico natural ou artificial que tenha efeito psicoativo e que seja proibida por lei. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultural. Veja-se o exemplo do álcool, proibido em países muçulmanos, mas permitido no Ocidente. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. 

2.Drogas ilícitas no Brasil:

O Brasil tem tomado medidas com relação ao controle e combate do tráfico das drogas ilícitas, tal medida vem sendo trabalhadas dentro das fronteiras nacionais.

Nosso país participa de vários tratados importantes e preveem o controle de drogas e foi eleito para a Comissão de Entorpecentes das Nações Unidas, o País tem participado ativamente do trabalho da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da Organização dos Estados Americanos (OEA) além de também ter presença marcada em vários acordos de cooperação para a prevenção do uso abusivo, para a reabilitação e para a troca de informações sobre legislação nacional.

O Brasil também faz parte da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) que é o órgão do Governo Federal encarregado de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de prevenção e repressão ao tráfico ilícito, uso indevido e produção não autorizada de entorpecentes. Em 1988, o governo brasileiro aprovou a Lei nº 9.613, que dispõe sobre o crime de "lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores" criando o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

 Em janeiro de 2012, o Brasil liberou 4 bilhões de reais para o programa de combate às drogas,esse dinheiro foi aproveitado de várias maneiras como  a criação de 308 consultórios de rua, formados por médicos e outros profissionais e varias áreas. A lei Antidrogas (11.343/06) foi feita com a pretensão de diminuir o número de presos Porém, nesses últimos 5 anos, a venda de drogas tornou-se o delito mais comum, e a quantidade de detentos por tráfico teve um incremento de 166%, enquanto a população carcerária de modo geral cresceu bem menos, 36%. Esses dados demonstram que a repressão policial tem se mostrado eficaz, porém o incremento do consumo de drogas em todo o país faz com que aumente a ação dos traficantes.

3.Rotas de tráfico:

Se tratando de rotas internacionais o Brasil funciona como corredor.A cocaína produzida na Colômbia, Peru e Bolívia é parcialmente refinada no Brasil e tem como destino final principalmente os Estados Unidos e, secundariamente, a Europa. Por ser responsável pela refinação da maconha o "Polígono da Maconha".

 Existem também as rotas mistas, em que parte das drogas fica no país e outra parte segue para o exterior é intimamente ligado ao contrabando de armas.

Após a regulamentação da controversa lei 7.565/86, conhecida como a “Lei do Abate”, em 2004 contrabandistas de armas e drogas voltaram a usar as rotas terrestres mas continuam a usar rotas aéreas.Sendo assim agora o Brasil encontra mais dificuldade no controle das drogas ilícitas que decorre não só pelo fato da existência da corrupção mas também pela falta de investimento na vigilância das fronteiras.

4.Introdução aos tipos de drogas ilícitas:

O abuso e dependência das drogas é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas e tem uma grande variedade de consequências sociais e na saúde dos indivíduos. A dependência começa com o abuso das drogas quando uma pessoa faz uma escolha consciente de usar drogas, mas a dependência não é apenas "o uso de grande quantidade de drogas".Estudos recentes demonstraram que a dependência é claramente tratável. O tratamento pode ter um profundo efeito não apenas nos usuários de drogas, mas também na sociedade como uma diminuição da criminalidade e violência, redução da contaminação da AIDS, acidentes automobilísticos e outros fatores associados às drogas.

O entendimento do abuso das drogas e seus efeitos prejudiciais na saúde podem ajudar a prevenir o seu uso.

5.Tipos de drogas Ilícitas e seus respectivos efeitos:

Principais/populares:

5.1Cocaína: A cocaína é uma droga com grande potencial de causar dependência. Uma pessoa que experimenta a cocaína não pode prever ou controlar a extensão de seu uso.

Entre os efeitos físicos do uso da cocaína estão a constrição nos vasos periféricos, dilatação das pupilas,aumento da temperatura eparanoia.O crack pode produzir um comportamento particularmente agressivo em seus usuários. Quando as pessoas dependentes interrompem o uso de cocaína, elas iram apresentar depressão. O uso prolongado de cocaína por inalação pode resultar em ulceração das mucosas no nariz e pode lesar o septo nasal gravemente. As mortes relacionadas com a cocaína são frequentemente resultado de parada cardíaca ou convulsões seguidas de parada respiratória. 

5.2Ecstasy:O MDMA é uma droga sintética e psicoativa com propriedades estimulantes e alucinógenas.

Popularmente é também conhecida como ecstasy e droga do amor. Primariamente usada em boates e raves, está sendo cada vez mais usada em vários outros círculos sociais.
O MDMA é usualmente ingerido na forma de pílula, mas alguns usuários fazem uso por inalação, injeção, ou supositório.

O ecstasy é neurotóxico,entre os distúrbios psicológicos estão confusão, depressão, distúrbios do sono, ansiedade grave e paranoia. E os problemas físicos podem incluir a tensão muscular, náuseas, visão borrada, desmaio, calafrio ou sudorese. O uso dessa droga também pode causar um aumento na frequência cardíaca e pressão arterial, o que é especialmente perigoso para pessoas com doença circulatória ou cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com