TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DA AMAZONIA OCIDENTAL DROGAS LÍCITAS

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DA AMAZONIA OCIDENTAL

DROGAS LÍCITAS

Natalia Silva1

Talyta Moura2

RESUMO

No presente trabalho conceitua-se sobre as drogas licitas que estão presentes no cotidiano da população mundial. As drogas lícitas mais comuns são os cigarros e o álcool, e são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. É importante ressaltar que não é pelo fato de serem licitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras. Nesse sentido, muitos questionam a aceitação das drogas licitas, umas vez que as mesmas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Cigarro; Álcool; Sociedade.

ABSTRACT

In this paper conceptualizes up on the illicit drugs that are present in the everyday world population. The most common illicit drugs are cigarettes and alcohol, and those are legalized, produced and marketed freely and that are accept by society. Importantly, it is not because they are licit, these drugs are less threatening. Accordingly, many question the acceptance of the licit drugs, since these are detrimental to health and also causes dependence on users.

KEYWORD: Cigarettes; Alcohol; Society.

        [pic 1][pic 2]

1 Bacharelando em Direito pela FAAO. Cursou informática. Cursou Inglês na instituição FISK.

2 Bacharelando em Direito pela FAAO. Cursou informática. Estagiária na secretaria de gestão

administrativa.

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de droga licita, o seu efeito sobre a sociedade e as inúmeras leis relacionadas ao uso de tal categoria.

        Diante de uma sociedade complexa, como a atual, o tema “Droga” é relacionado ao mundo do crime, marginalidade e dependência. As drogas se dividem em ilícitas, aquelas não permitidas na lei, e as lícitas, aquelas permitidas por lei (o cigarro e o álcool).

        O assunto abordado –drogas licitas- mostra o grau de importância, do combate e alerta que a sociedade de possuir em relação ao uso e consumo de cigarros e álcool. O uso excessivo de cigarro pode causar doenças respiratórias e até mesmo o câncer. O álcool por sua vez, consumido em excesso pode destruir não só a saúde de um individuo, mas, sua família e grupo social.

        Além de uma consequência individual, a pessoa alcoolizada pode causar transtornos e provocar acidentes de trânsito.

COCEITO DE DROGAS LICITAS E CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS

        As drogas licitas são substancias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. 

        Sobre as consequências promovidas pelas drogas licitas, pode-se relatar, que ao depositar qualquer substancia no organismo, criam- se nesse, necessidades falsas, alterando todo o funcionamento físico e psíquico. Pode-se citar: ataque cardíaco, doenças respiratórias, câncer, impotência sexual, alterações na memória, ulceras, gastrites, dor de cabeça, insônia, ansiedade e outros.

        As drogas permitidas por lei são as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias, já que através das alterações realizadas no organismo um indivíduo perde o controle e acaba por fazer coisas que no normal não seriam feitas. Além disso, o organismo tende a ficar mais preguiçoso já que as drogas lícitas relaxam o organismo de forma exagerada.

DEPENDÊNCIA ÀS DROGAS LÍCITAS

As drogas lícitas, sujeitas a prescrição médica, quando administradas ao doente, são substâncias que devem ser submetidas a uma rigorosa monitorizarão, quer seja efetuada pelo próprio medico que as receitas, e principalmente, pelo próprio paciente, porque, caso o plano de tratamento seja alterado de acordo com os critérios do doente sem a participação do doente pode iniciar a automedicação, e isso afetar negativamente a qualidade de vida e gerar dependência.

Visto serem drogas legais, aceites e toleradas do ponto de vista da sociedade, todavia os dependentes destas substâncias lícitas, adotam comportamentos problemáticos que comprometem seriamente a sua qualidade de vida e das outras pessoas à sua volta, incluindo as crianças, e perdem o controlo da dependência, na prática significa negligenciarem as obrigações familiares, profissionais e sociais, processo idêntico aos dependentes das drogas ilícitas.

RELAÇÃO LEGISALTIVA

        No Brasil, leis específicas restringem a publicidade sobre álcool e tabaco: Art.220 da Constituição Federal, § 4º decreta o seguinte: A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso 2 do parágrafo anterior, e conterá sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.

Logo tal artigo insere-se nas campanhas de prevenção ao uso e consumo de tabaco e álcool, trabalhando a consciência dos indivíduos usuários de tais produtos.

ANÁLISE SITUAÇÃO DE UM CASO MUNDIAL

A cantora britânica Amy Winehouse nasceu no dia 14 de setembro de 1983 na cidade de Londres. Filha de uma família judia, iniciou suas atividades musicais muito cedo, fundando a banda de rap “Sweet ‘n’ Sour, as Sour” aos 10 anos. Esse foi o primeiro contato de Amy com a música e já demonstrava que seguiria pelo caminho da black music. O grupo não passou de uma brincadeira, mas ajudou Amy a desenvolver seus dons artísticos, que foram uma influência do pai da cantora, o taxista Mitchell, durante sua infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com