TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Aristotélicas

Por:   •  9/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Ele caracteriza o conhecimento de acordo com os sentidos, para Aristóteles não há nada no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos e a origem do conhecimento se dá em primeiro lugar pelos sentidos, e acima de todos os outros sentidos a visão que nos permite conhecer as coisas como elas parecem ser.

2- Memória segundo Aristóteles é um agrupamento de conhecimentos que são capturados pelos nossos sentidos.

3 - Para Aristóteles a arte é o conhecimento das causas que geram as coisas e a ciência seria a procura das causas e origem das coisas com foco nelas mesmas.

4 - Quando uma pessoa realmente tem experiência e não apenas sabe mas além de saber entende e domina o conhecimento ela é capaz de passar adiante esse conhecimento usando seus sentidos, então da mesma forma que esse conhecimento é obtido através dos sentidos ele também é emitido através dos mesmos.

CRÍTICA AOS PLATÔNICOS

5- A principal crítica é à teoria das idéias e seu dualismo platônico que defende que existe uma relação entre o mundo inteligível e o mundo sensível.

6 - O dualismo platônico pretendia salvar a ciência, estabelecendo coerência entre o conceito e seu objetivo. O realismo de Aristóteles busca restabelecer tal coerência sem abandonar o mundo sensível, visando em sua última análise restabelecer a unidade do homem consigo mesmo e com o mundo, tanto quanto o projeto de Platão, baseado numa visão do cosmos, mas Aristóteles censurava Platão por ter seguido um caminho ilusório que retira a natureza do alcance científico.

7 - A duplicação das coisas de modo desnecessário, Aristóteles mostra que esse mundo de ideias, que Platão constrói na metafísica com o objetivo de “dar razão” às coisas sensíveis, é uma duplicação do mundo totalmente desnecessária.

A Filosofia

8 - A ciência busca aprender muito sobre uma única coisa enquanto a filosofia procura avaliar uma vastidão de conhecimentos para poder descobrir sobre determinado fenômeno. A filosofia usa um único instrumento de pesquisa, sendo esse o raciocínio, já a ciência usa diversos recursos para tentar entender as coisas.

9 - É um hábito, pois os humanos não nascem virtuosos, mas aprendem a ser virtuosos com o tempo e a prática.

10 - Para Platão o homem nasce dotado de virtudes, para defender sua teoria ele recorreu ao estudo dos mitos. Enquanto Aristóteles crê que o homem nasce sem conhecimento ou virtude, apenas com a capacidade de aprendizado e que é através da prática da virtude, que aprendemos a ter a mesma, sendo assim necessário que alguém nos ensine o que é virtude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com