TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As regras do método sociológico

Por:   •  4/11/2015  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento do texto: As regras do método sociológico

Fato social é um conceito desenvolvido por Émile Durkheim em sua obra "As Regras do Método Sociológico", de 1895. Em seu texto, Durkheim defende que agimos a partir de três formas básicas, pelo instinto, pelos costumes e pela racionalidade. Contudo, as ações que são inerentes a espécie humana, em seu estado biológico, como comer, andar, dormir e etc., não são fatos sociais.

Outra coisa que não pode ser caracterizada como um fato social é uma atitude racional, aquela que é pensada, mas que seu sentido seja desconhecido pelos outros indivíduos. Nesse contexto, se a ação não possui sentido social; logo, também não será um fato social.

Um Fato Social é algo completamente distinto, resultado da vida comum, das ações e reações que se estabelecem entre consciências individuais e se repercute em cada uma delas. Um Fato Social se reconhece pelo poder de coerção externa que exerce ou é capaz de exercer sobre os indivíduos. É toda maneira de fazer e agir que é geral na extensão da sociedade e ao mesmo tempo possui uma existência própria, independentemente de suas manifestações individuais.

Para se pensar o fato social não se pode ignorar a dimensão cultural do homem ou dos grupos sociais. O conceito do fato social está ligado direta e necessariamente ao elemento cultural, conceito que é uma categoria desenvolvida por Durkheim para definir como um objeto sobre o qual a sociologia deveria se ocupar. 

Como a Sociologia surge para pensar os fenômenos sociais, logo tornou-se necessário delimitar o seu domínio, assim, a partir da necessidade de definir uma categoria para classificar o que deveria ou não ser estudado por esta ciência que estava se organizando e ganhando seu espaço, Durkheim criou o conceito categorizador denominado fato social, o que seria utilizado para classificar os fenômenos que seriam ou não objeto de estudo da Sociologia.

Para Durkheim, o fato social é o fenômeno dotado de três características básicas: generalidade, coercitividade e externalidade, características que são elementos próprios da cultura de todos os grupos humanos, embora Durkheim possivelmente estivesse pensando nas sociedades de cultura europeia.

Os fatos sociais possuem uma força coercitiva que se dá pelas sanções legais ou espontâneas a que o indivíduo é submetido (são coercitivos). Outro aspecto dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre o indivíduo independente de sua vontade (são exteriores).

Os fatos sociais são gerais, se repetindo entre quase todos os indivíduos de um dado grupo, existindo em distintas sociedades, ainda que em um determinado momento ou ao longo da sua História. É importante lembrar que o que é fato social em uma sociedade, pode não ser em outra. O que é fato social hoje, pode não ser no futuro.

Em suma, podemos dizer que os fatos sociais são gerais, ou seja, estão presentes em quase toda a sociedade em análise. São coercitivos, pois fazem parte de um conjunto de normas sociais e que somos pressionados para realizá-los. E por fim, os fatos sociais possuem externalidade por existir antes do indivíduo e ser independente dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com