TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Jovens e Adultos

Por:   •  26/7/2023  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA MUNICIPAL JACIRA MENDES

DISCIPLINA HISTÓRIA              FASE  III

PROFESSOR EDÉZIO JÚNIOR

[pic 1]

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

  1. Leia o texto abaixo e responda a questão em seguida:

A Lei Maria da Penha

[pic 2]

O artigo 5 da Declaração dos Direitos Humanos garante que ninguém pode ser submetido a quaisquer tipos de tortura ou tratamento desumano.

No Brasil e em todo o mundo, porém, é grande o número de mulheres que sofrem com a violência doméstica, sendo agredidas pelo próprio marido ou companheiro.

A Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo de luta pelo fim da violência doméstica contra mulheres no Brasil. Foto de 2008.

Diante dessa situação, em 2006 foi promulgada a Lei Maria da Penha, que reafirma os direitos igualitários das mulheres e aplica maior rigor à punição dos agressores no âmbito doméstico e familiar. A lei recebe esse nome em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Fernandes, que ficou paraplégica em decorrência de agressões praticadas por seu marido. Ela lutou durante vinte anos pela condenação do agressor que foi libertado, no entanto, após dois anos de reclusão.

A Lei Maria da Penha prevê penas para inúmeras práticas de violência doméstica: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Outro aspecto a ser destacado são as Delegacias da Mulher, que, instituídas na década de 1980, constituem um dos mais importantes instrumentos para coibira violência contra a mulher.

Em sua opinião, por que muitas mulheres que sofrem agressões domésticas não denunciam seus agressores, mesmo amparadas pela lei?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O TAMANHO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL

[pic 3]

Negros são 54% da população, mas sua participação no grupo das 10% mais pobres do pais é muito maior: 75% É o que mostram os números da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios) divulgados na última semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2015, os negros e pardos representavam 54% da população brasileira, mas sua participação no grupo dos 10% mais pobres era muito maior: 75% No grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de negros e pardos é de apenas 17,8%. "Ainda observando a desigualdade de renda que, apesar de arrefecimento nos últimosanos, mantém-se consequente, a população permanece segmentada por cor ou raça, diz o relatório.

Segundo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a solução para acabar com a desigualdade social é a educação. Em 2015, 53,2% dos estudantes pretos ou pardos de 18 a 24 anos de idade cursavam niveis de ensino anteriores ao superior, como o fundamental e o médio, enquanto apenas 29,1% dos estudantes brancos estavam nessa mesma situação. A outra é a informalidade, que atinge 48,3% da população negra contra 34,2% da população branca. Desta forma a solução para diminuir a desigualdade é por meio da educação para melhor qualificação da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (128.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com