TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Trabalho de Química

Por:   •  14/4/2019  •  Ensaio  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

Colégio Est. Dr. Pedro Ludovico Teixera

Trindade 15/11/2015

Alunos: Matheus Ramos, Eduardo Faustino, Beatriz Adorno, Levi dos Santos, Gabriel dos Anjos, Jardson.

Professora: Fernanda        

                                               Trabalho de Química    

O desastre de Chernobyl

No ano de 1986 aconteceu o desastre de Chernobyl que foi o pior acidente nuclear da história, um dos únicos a atingir a categoria 7 que é o tipo mais grave, só existe um acidente que foi considerado categoria 7 que foi o desastre de Fukushima que aconteceu em 2011, e também teve o césio 137 que é categoria 5.

 Ele deixou muitas vítimas, o total não se sabe, mas foi um número alto e a área de Chernobyl e Pripyat não podem mais ser utilizadas porque a área ainda possui muita radiação, quem ficar lá por muito tempo pode acabar desenvolvendo câncer ou outras doenças como: queimaduras na pele, cataratas, distúrbios gastrointestinais, síndrome cerebral, doenças de sangue, distúrbios no sistema reprodutor, bebés com malformações.

Um dos primeiros passos para queda da união soviética foi o desastre de Chernobyl, um dos motivos foi o fato deles terem tentado esconder o acidente, é não terem mostrado aos funcionários alguns dos erros que existiam na estrutura da usina.

A explosão liberou 440 vezes mais radiação que a bomba atômica lançada na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto de 1945. Milhares de pessoas ficaram doentes. A floresta virgem e as fazendas da região ficaram seriamente contaminadas. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 600 mil pessoas foram gravemente expostas à radiação e que houve mais de seis mil casos de câncer de tireoide em pessoas que na época da explosão eram ainda crianças. Acredita-se que mais de 4 mil pessoas morram prematuramente em virtude da explosão

       

A cidade Fantasma  

Prypiat também conhecida hoje como cidade fantasma, é uma cidade que hoje está desabitada, o motivo foi que a radiação que havia se espalhado após o desastre de Chernobyl acabou indo para a cidade que era ondes os trabalhadores ficavam, ela tinha quase cinquenta mil habitantes e foi fundada em 1970.

Os habitantes de Pripyat eram os trabalhadores da usina de Chernobyl e suas famílias, no dia seguinte após a explosão da usina os militares chegaram de helicóptero e disseram para reunir alguns objetos e entrarem nos ônibus. Todos os habitantes de Pripyat haviam sido evacuados, e o exército havia dito que em pouco tempo eles voltariam para cidade, o que era mentira porque a cidade só poderia voltar a ser habitada depois de 800 anos.

A cidade hoje é um santuário para a natureza que em trinta anos já consumiu grande parte da área e possui várias espécies, isso mostra que o incidente de Chernobyl acabou sendo benéfico para o meio-ambiente.

A floresta vermelha

A cidade também possui uma grande floresta chamada de Worm Wood Forest que graças a radiação acabou adquirindo uma coloração vermelha e é uma das áreas mais contaminadas do mundo, 90 % de sua radiação se concentra no solo. Em um esforço para limpar os resíduos grande parte das arvores foram derrubadas e enterradas as trincheiras foram soterradas com mudas de areia e mudas de pinheiros novos foram plantados.

Nesta floresta algo inacreditável aconteceu, a vida selvagem na floresta se adaptou à radiação e floresceu e acabou virando uma “Reserva radiológica” e é um viveiro de animais ameaçados de extinção.

A floresta possui um grande número de espécies selvagens como: lobos, cegonhas, castores, linces, alces “e também meu animal preferido águia” foram observadas nos reatores antigos.

Também existem relatos de animais mutantes na floresta nos anos seguintes, mas nada confirmado para influenciar evolução genética de uma espécie, exceto para albinismo parcial em andorinhas e penas da calda atrofiadas em aves, mas também animais mutantes morrem rápidos de modo que as criaturas afetadas pela explosão foram mortas há muito tempo.

O acidente de Chernobyl

Sábado, 26 de abril de 1986, a 1:28:58 a.m. ocorreu a explosão do quarto reator da usina de Chernobyl – conhecido como Chernobyl-4 que resultou em um incêndio e uma série de explosões adicionais, e um derretimento nuclear.

Neste dia os engenheiros estavam fazendo testes, que consistiam em desligar os geradores que levavam agua para o interior do reator e iam ver se os geradores a diesel seriam ligados para manter esse fornecimento de água, o motivo do teste era o medo da guerra entre a U.R.S.S e o EUA, e se sofressem um ataque a energia seria desligada e como o reator precisava de energia para continuar operando (Eu não sei explicar como reator funciona). E mesmo com os riscos eles fizeram os testes e por falha humana e falha estrutural acabou acontecendo uma explosão. “Muitos pagaram pelo erro de poucos”

E como a U.R.S.S estava em guerra fria, eles acabaram não comunicando ao mundo o que ocorrera, aliás até o presidente Mikhail Gorbachev não sabia direito o que havia acontecido, acabou sendo a Suécia que detectou níveis muito altos de radiação e disse ao ocidente que um acidente nuclear grande havia acontecido em algum lugar.

Na tentativa de parar a emissão da radiação, toneladas de areias acabaram sendo jogadas sobre o reator com ajuda de helicópteros o que acabou piorando a situação, porque o calor acabou ficando tão alto (acima de 2.000 ºC) que derreteu parte da areia por onde escapava radiação e também lá dentro acabou virando um forno que aumentava a pressão dentro do reator.

Os cientistas acabaram descobrindo que o reator corria um risco de explodir só que desta vez acabariam com a Europa toda, essa informação ficou escondida tanto do ocidente quanto do oriente por 20 anos. Para diminuir o calor no reator, helicópteros jogaram 2.500 toneladas de chumbo na cratera o que acabou funcionando por alguns dias, mas os 600 pilotos acabaram morrendo e parte do chumbo acabou sendo derretida e jogada na atmosfera e os moradores do local sofrem com doenças relacionadas a chumbo e o fogo ainda continuava.

Eles tinham que ver o que estava acontecendo dentro do reator, e a planta usina dava acesso a eles pelos tuneis feitos de concreto. E lá foram os cientistas, fizeram um buraco na parede do reator usando um maçarico e inseriram medidos e câmeras e então visualizavam pela primeira vez uma estrutura apelidada de pé de elefante (também conhecida como Medusa).

E por baixo do “pé de elefante” estava o maior aquífero da U.R.S.S que abastecia milhões e milhões de pessoas

Um plano foi feito, e 10,000 mineiros construíram um túnel de 150 metros a partir do reator 3 para o reator, e depois um buraco embaixo do reator 2x30 metros, que inicialmente seria revestida de nitrogênio, mas que acabou sendo revestido de concreto. Isso impediu que o magma radioativo contaminasse a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (532.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com