TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atomismo Lógico e Linguagem Gerencial

Por:   •  27/10/2023  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

O atomismo lógico é uma teoria filosófica que foi desenvolvida no início do século XX por filósofos como Bertrand Russell e Ludwig Wittgenstein. Essa teoria busca analisar a linguagem e o conhecimento em termos de seus elementos mais básicos, os chamados "átomos lógicos".

De acordo com o atomismo lógico, a linguagem pode ser reduzida a proposições simples, compostas por termos que representam objetos ou estados de coisas do mundo. Essas proposições são vistas como a forma mais básica de conhecimento e são compostas por átomos lógicos, que são os constituintes indivisíveis da linguagem.

Wittgenstein contribuiu significativamente para a teoria do atomismo lógico em sua obra "Tractatus Logico-Philosophicus". Nesse livro, Wittgenstein argumenta que a estrutura lógica da linguagem reflete a estrutura lógica do mundo. Ele defende que a linguagem é composta por proposições que correspondem a fatos do mundo, e essas proposições são formadas por átomos lógicos.

Segundo Wittgenstein, os átomos lógicos são os elementos mais simples e irreduzíveis da linguagem. Eles não possuem significado por si mesmos, mas ganham significado por meio de sua relação com o mundo. Cada átomo lógico representa um objeto ou estado de coisas específico, e sua combinação na linguagem permite a expressão de pensamentos complexos.

Para Wittgenstein, a importância da teoria do atomismo lógico reside em sua capacidade de estabelecer uma correspondência direta entre a linguagem e o mundo. Ele argumenta que a linguagem só faz sentido se puder ser relacionada com a realidade, e o atomismo lógico oferece um quadro para essa correspondência. Ao analisar a estrutura lógica da linguagem, é possível compreender melhor como a linguagem se refere aos objetos e estados de coisas do mundo.

No entanto, Wittgenstein posteriormente abandonou o atomismo lógico em sua filosofia posterior, especialmente em sua obra "Investigações Filosóficas". Ele passou a adotar uma visão mais pragmática da linguagem, enfatizando seu uso em contextos específicos e sua relação com a atividade humana. Essa mudança de perspectiva levou a uma crítica ao atomismo lógico e a uma rejeição de sua importância na teoria semântica.

Apesar disso, o atomismo lógico ainda é considerado uma contribuição significativa para a filosofia da linguagem. Sua ênfase na análise lógica da linguagem e sua tentativa de estabelecer uma correspondência entre a linguagem e o mundo influenciaram o desenvolvimento posterior da semântica formal e da teoria da referência. Mesmo que Wittgenstein tenha revisado suas ideias posteriormente, seu trabalho inicial no atomismo lógico continua sendo objeto de estudo e debate na filosofia da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com