TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Por:   •  30/3/2015  •  Resenha  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Algumas linhas da Psicologia tenta criticar com muita ênfasea forma mecânica que a ciência tenta definir o homem. Desde seu inicio a psicanálise estuda a mentehumana e seu processo com conceitos contraditórios, porém com resultados mais que comprovados; conceitos muito bem fundamentados que segundo seus autores imutáveis, como exemplo Freud, que não aceitava novos conceitos psicanalíticos e sim a evolução dos próprios. Quando fundou a psicanálise Freud não poderia imaginar quantos embates e debates sua nova teoria proporcionaria e continua a proporcionar.

Poderíamos alongar essa introdução trabalhando dados históricos de Freud e Jung com duas linhaspsicanalíticas completamente distintas; novos conceitos embasados em um ou em outro é muito debatido por seguidores de ambos.

O fato é que a psicanálise contribui ou soluciona as dores, angustias, patologias mentais (ansiedade, traumas, fobias, TOC entre outras), não temos como enumerar os benefícios que essa nova teoria trouxe para o homem.

Neste trabalho apresentamos o estudo de caso fundamentado nos conceitos de Melaine Klein, Bion e Winnicott que dá um significado ao caso fictício, porém muito corriqueiro na contemporaneidade por inúmeros motivos da nossa sociedade.

Trabalhamos o caso do menino João, um caso comovente que determinará seu comportamento por toda a vida.

Estudo de Caso

“João, de nove anos, foi levado para consulta, pela tia – responsável por sua guarda - por apresentar graves problemas comportamentais. Juntamente com sua irmã, Maria, presenciou o assassinato da mãe pelo próprio pai quando tinham três anos e um ano, respectivamente. A mãe foi asfixiada e as crianças ficaram com ela por três dias consecutivos até serem socorridas pelos vizinhos. Foram encaminhadas a um abrigo e adotadas um ano depois. O pai adotivo batia nas crianças e recebiam maus tratos da mãe adotiva. A empregada do casal denunciou o ocorrido, tentou adotá-los, mas não conseguiu. Atualmente, a tia Dirce (irmã da mãe) conseguiu a guarda de João e Maria. Além dos dois sobrinhos, mora com seus dois filhos biológicos e o marido. A tia relata que sabe pouco sobre a vida pregressa do sobrinho, mas lembra-se que a mãe procurava cuidar das crianças, mas apresentava alterações de humor e aparentava fragilidade devido as frequentes brigas com o marido. Na escola, João apresenta muito problemas comportamentais e de aprendizagem. É extremamente agressivo com a professora e os colegas, além de ter baixo rendimento escolar. Em casa, também é agressivo, não assume a responsabilidade por suas atitudes, se esconde, faz necessidades na cama”.

Método Investigativo

O caso de João em um primeiro momento é relatado pela tia, que o acompanha na consulta. Realizado entrevista inicial com a tia onde, foi levantado o máximo de dados respectivos aos sintomas que levaram a busca pela análise, o histórico pregresso e atuale o contexto familiar e social no qual João está inserido.

Aplicação do método Kleiniano na construção da personalidade

No processo da entrevista inicial aplicado neste estudo encontramos alguns aspectos que, segundo M. Klein, influenciou diretamente a psique do menino João.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com