TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Visão Social

Monografias: Atps De Visão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  4.563 Palavras (19 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 19

Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:

• Redes de serviços sociais do governo

• Hospitais

• Escolas/creches

• Centros de convivência

• Administrações municipais, estaduais e federais

• Serviços de proteção judiciária

• Conselhos de direitos e de gestão

• movimentos sociais

O Assistente Social deve estabelecer. Buscamos, com isso, promover uma crescente aproximação entre as estratégias dos Negócios e o foco na sustentabilidade. UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 DESENVOLVIMENTO 05

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

RESUMO

É visível o constante crescimento da miséria e desigualdades no país, com isso cada vez mais é importante que haja políticas de assistência social eficientes, que visem diminuir os prejuízos causados pelo capitalismo. É responsabilidade de o Estado intervir entre as duas classes, tendo como objetivo diminuir esses índices de pobreza e desigualdade. O presente artigo tem como objetivo analisar criticamente as políticas sociais, destacando o cenário político, econômico e social, assim como também os avanços na garantia dos direitos dos cidadãos com a Constituição Federal de 1988. Para tanto optou-se por uma pesquisa bibliográfica, mediante leitura e análise de livros, artigos, teses e sites da internet que abordavam a temática proposta. Conclui-se que política esta ligada a uma série de valores que buscam compartilhar o poder ou até mesmo influir a divisão do poder seja entre estados, ou no interior de um único estado e que as demandas sociais atingem de forma diferenciada os brancos dos negros. É frequente o aumento de indivíduos mobilizados pela responsabilidade social e ética na sociedade.

Palavras-chave: Políticas Sociais. Política. Educador Social. Discriminação. Desigualdade.

INTRODUÇÃO

Indubitável é que a política não pode impor obediência, independentemente dos valores que se exoneram as exposições das ações e fatos públicos. De tal maneira que devemos entender as normas e regras da política não como obstáculos, porém acima de tudo como uma maneira de exercermos a nossa cidadania.

A política é algo que faz parte das nossas vidas, sem que possamos perceber ela acaba impondo o mundo em que vivemos assim como também o que os nossos filhos e netos serão obrigados a viver.

Ela é a responsável por estabelecer a ordem social, ou seja, que determina se usufruiremos de uma ordem social justa ou se teremos que aguentar e conviver com as injustiças que nos cercam dia-a-dia. Da mesma forma que será a responsável por expor aos nossos decentes se terão ou não boas oportunidades de vida.

Sabemos que o Brasil é o país que mais sofre com as desigualdades sociais e a má distribuição das rendas, o número de indivíduos que estão a mercê da sociedade é gigantesco.

Muitos são os que vivem abaixo da linha de pobreza, e as taxas de analfabetismo e desemprego só estão aumentando, por isso o governo sentiu a necessidade de criar programas assistenciais que beneficiem essas famílias por um determinado tempo até que as mesmas possam sair dessa margem de pobreza, sendo inseridos novamente no mercado de trabalho.

Para realização do presente estudo foi necessário realizarmos uma pesquisa para compreendermos melhor o que realmente significa política, para que assim pudéssemos realizar uma produção textual a cerca da importância e do papel do educador social perante a sociedade, consequentemente discutindo importantes questões sociais que afligem a grande maioria da população, assim como também as principais conquistas obtidas com a aprovação da Constituição Federal de 1988, um marco importante na história que possibilitou a ampliação do exercício da cidadania e democracia, especialmente ampliando os espaços institucionais de participação.

Consequentemente a pesquisa tem como objetivo analisar criticamente as políticas sociais, destacando o cenário político, econômico e social, assim como também os avanços na garantia dos direitos dos cidadãos com a Constituição Federal de 1988.

Para obtenção dos objetivos propostos foram realizadas leituras, análises de artigos científicos, teses relacionadas à questão, para que a parte teórica pudesse ser obtida.

O texto final foi fundamentado nas idéias e concepções de autores como: Ferreira (2009), Gomes (2001), Jacob (2009), Martins (2003), Sikorski (2009), Weber (2000), Munanga (2004), Santos (2001), Silva (2010), Vaz (2007), entre outros.

E por último encontram-se as considerações finais do tema proposto.

DESENVOLVIMENTO

Particularmente a política está representada pelas boas intenções dos líderes políticos. Podendo ser visto pela sociedade não apenas como um líder, mas como um verdadeiro herói. Isso em consequência das inúmeras promessas realizadas durante a campanha política que na maioria das vezes serão esquecidas, logo após a obtenção do “cargo”.

Porém antes de darmos continuidade ao assunto vamos definir o que é política?

Para Weber (2000), o conceito de política é imenso, ele define a política como sendo a maneira de se administrar o Estado ou o poder de influenciar tal fato.

A política é proveniente do grego, diz respeito aos processos referentes às pólis, cidade ou estados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com