TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTO ATIVIDADE DO CAPITULO DE MÉTODOS DE ESTUDO BIBLICO

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  6.687 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 4

Livro de Filemom: Trata-se de uma carta pouco extensa mandada pelo apóstolo Paulo ao seu amigo Filemom buscando interceder por Onésimo que, da condição de servo de Filemom passou a ser amigo de Paulo. O apóstolo faz intercessão de forma muito amigável tratando o destinatário como cooperador sem constrangê-lo a atender ao pedido. É uma carta maravilhosa, pois nivela o senhor e o servo, vistos como iguais tanto pelo apóstolo quanto por Deus.

1- Autor do Livro

O autor é o apóstolo Paulo. A provas internas de autoria (Fm 1;19) Paulo é autor confirmado de 13 manuscritos da Bíblia de Romanos a Filemom. Ele é citado em Atos dos Apóstolos e nos escritos de Pedro. Tinha como profissão a fabricação de tendas (Atos 18:3). Era um homem culto, poliglota e muito dedicado a obra de Deus. Provavelmente o maior missionário teólogo que já existiu.

2- O Destinatário do Livro

A carta é endereçada a Filemom um homem de posses da cidade de Colossos. Era cristão e cooperador de Paulo.

3- Data e Época do Livro

Ano 60 depois de Cristo. Época em que o mundo civilizado se encontrava sob domínio de Roma. Filemom  é a ultima carta de Paulo na seqüência Bíblica.

4-Contexto Geográfico do Livro

A carta foi escrita em Roma durante o período em que Paulo estava preso.

5-Confirmações Arqueológicas do Livro

Apenas os manuscritos preservados e copiados ao longo dos séculos.

6-Cenário Cultural do Livro

Filemom era cristão, mas tinha pelo menos um servo, Onésimo. Na verdade o servo tinha causado algum tipo de prejuízo motivo pelo qual Filemom poderia exigir reparação. O código ético/moral apresentado pelo apóstolo exalta o perdão. O apelo era no sentido de que a partir daquele momento Onésimo fosse visto como amigo não como escravo.

7-Conteúdo

O livro foi escrito como um testemunho da mudança de vida de Onésimo e um pedido pessoal de Paulo para que Filemom recebesse seu servo como quem recebe um irmão amado.

8-Tema Teológico do Livro

O assunto geral é o perdão e a aceitação da pessoa que cometeu algum deslize. Enaltece o reconhecimento, a generosidade, a gratidão e a amizade

9- Releitura

Apesar de ser um livro escrito há quase dois mil anos sua temática é atual, pois perdão e aceitação são valores que devem ser praticados diariamente.

10-Esboço do Livro de Filemom

É um livro de 25 versículos que são dirigidos a uma pessoa na busca de perdão para uma terceira pessoa. É um verdadeiro apelo em benefício de uma nova criatura que havia cometido erros durante a vida, mas que na visão do apóstolo merecia uma chance de provar que, agora, era uma pessoa de valor, transformada pelo ministério de Paulo e pela ação direta do Espírito Santo. Finalmente é importante destacar que o apóstolo até gostaria de manter Onésimo consigo, porem entendia que não era correto. O versículo 12 mostra claramente o dilema enfrentado: “Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com