TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açao E açao Social

Trabalho Universitário: Açao E açao Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Ação e Ação Social

Weber define a ação como toda conduta humana (ato, omissão, permissão). Quando a ação tem em vista passado, presente ou futuro; de outros agentes que podem ser individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e desconhecidos, essa ação se define como social.

Para Weber a Sociologia é a ciência que pretende entender interpretando-a a ação social para explicá-la causalmente, observando suas regularidades as quais se expressam na forma de usos, costumes ou situações de interesse. Compreender uma ação é captar e interpretar sua conexão de sentido, que será mais ou menos evidente para o sociólogo.

As condutas humanas são tanto mais racionalizadas quanto menor for à submissão do agente aos costumes e afetos e quanto mais ele se oriente por um planejamento adequado a situação. As ações serão tanto mais intelectualmente compreensíveis quanto mais racionais.

Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo trabalha com uma elaboração limite, chamada de tipos puros ou ideais, vazios de realidade ou estranhos ao mundo. Weber constrói quatro tipos puros, ou ideais de ação: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação tradicional e a ação afetiva. Somente a ação com sentido pode ser compreendida pela Sociologia, a qual constrói tipos ou modelos explicativos abstratos parta a construção levam-se em conta as conexões de sentidos racionais quanto as não racionais, sobre as quais a interpretação alcança menos clareza.

Os tipos puros de Ação e de Ação Social

A ação de um indivíduo será classificada como racional com relação a fins, se ele lança mão dos meios necessários ou adequados.

A conduta será racional em relação a valores quando o agente orientar-se por fins últimos, por princípios, agindo de acordo, com, ou a serviço de suas próprias convicções, ou na medida em que crê na legitimidade de um comportamento, por exemplo, ser honesto, ser casto, etc.

Está, portanto, cumprindo um dever, um imperativo ou exigência ditado por seu senso de dignidade, suas crenças religiosas, etc.

O significado da ação não se encontra em seu resultado ou em suas consequências, mas no desenrolar da própria conduta. O que dá sentido à ação é sua fidelidade aos valores que a guiaram.

Uma ação afetiva é aquela orientada pelo ciúme, pela raiva ou por diversas outras paixões. Ações desse tipo podem ter resultados não pretendidos, desastrosos ou magníficos. Quando hábitos e costumes levam a que se aja em função deles, em reação a estímulos habituais, estamos diante da ação tradicional. O batismo dos filhos realizados por pais pouco comprometidos com a religião, o beijo na mão durante o pedido de bênção.

Podemos utilizar essas quatro categorias para analisar o sentido de condutas, tanto daquelas praticadas, como das que o agente recusa a executar ou deixa de praticar: estudar, dar esmolas, comprar casa, etc. O sociólogo procura compreender o sentido que um sujeito atribui a sua ação e seu significado.

É necessário distinguir uma ação propriamente social de dois modos de conduta simplesmente reativos, sem caráter social e cujo sentido não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com