TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação política de Maquiavel

Tese: Ação política de Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Tese  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

número 1: Como era analisada a ação política por Maquiavel.

Resposta: Na Idade Média a política apresentava uma moral laica, secular, de base naturalista, havia uma autonomia política, negaçãodas questões morais anteriores a ação política; no novo Estado Moderno as ações deixam de serem analisadas em função de uma hierarquia de valores dada a priori, mas sim em vista das conseqüências,dos resultados da ação política. Para Maquiavel se o individuo aplicar de forma inflexível o código moral que rege sua vida pessoal à vida política, sem duvida colherá fracassos sucessivos,tornando-se um político incompetente

Nicolau Maquiavel, um dos mais conhecidos filósofos políticos de todos os tempos, se tornou famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade, porém, seus admiradores afirmam que ele foi um dos únicos realistas que verdadeiramente entendiam o mundo político e que teve a coragem de descrevê-lo como ele realmente é. Em todo caso, séculos após terem sido publicados, os trabalhos de Maquiavel continuam sendo lidos e analisados por estudantes de filosofia, história e política.

número 2:

número 3: As teorias contratualistas representam o interesse de secularização do poder na medida em que retira da figura do Estado o direito divino. O poder do Estado passa a ser discutido racionalmente e legitimado pela sociedade, através de escolha própria, não mais originada na divindade, através de explicações religiosas.

número 4: Thomas Hobbes defende um representante da sociedade soberano, com poderes ilimitados, que fossem transferidos por cada indivíduo da sociedade a ele, de forma que o poder desse líder seja legítimo, a ponto de não ser questionado nem pelos próprios súditos. Esse soberano poderá prescrever leis, escolher conselheiros, julgar, fazer a guerra e a paz, recompensar e punir.

O poder deve ser exercido através do uso da força, pois somente com coerção haverá obediência e respeito às regras.

????número 5: Portanto,pode-se dizer que a Revolução Francesa foi burguesa porque a burguesia conduziu a revolução e tentou mudá-la favorecendo-a.

Já a Revolução Gloriosa foi um golpe do Parlamento contra Jaime II.

Quando Guilherme de Orange foi colocado no poder,a gentry e a burguesia estavam assumindo o poder, pois,pela Declaração de Direitos ou Bill Rights o poder do rei estava limitado e era uma chance para a instalação do parlamentarismo.

???número 6: inicia-se definindo o conceito de propriedade segundo a visão de John Locke. Para o autor, propriedade é o sinônimo de vida, liberdade e bens. Entretanto, precebe-se que ele adota o conceito em pelo menos dois sentidos distintos, um em seu sentido habitual e outro em sentido mais abrangente, ou seja, ele próprio ( vida ) e os demais direitos naturais ( liberdade e bens ).

número 7: Que nenhum estado constituido pode abir mão da soberania, ou seja, não pode aliená-la. Uma vez estabelecido o estado sua integridade (poder independente, auto-determinação) deve ser mantida.

número 8: segundo rousseau o poder soberano é constituído por um corpo coletivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com