TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Arquimedes

Exames: Biografia De Arquimedes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

Arquimedes (Siracusa, 287 a. C.? - idem, 212 a.C.) foi um célebre matemático e físico grego. Na sua biografia é difícil separar a realidade da lenda. Quando era jovem mudou-se para Alexandria, onde continua as aulas de Euclides. De volta à sua pátria, entrega-se por completo aos estudos científicos. Quando os Romanos atacaram Siracusa, Arquimedes dirige a defesa da sua cidade, para o que se serve de máquinas de guerra (catapultas, etc.). Após um longo assédio, as tropas de Marcelo entram na cidade. Segundo Plutarco, apesar das ordens de Marcelo para respeitar a vida do sábio, um soldado romano, irritado porque Arquimedes, ausente na resolução de um problema, não responde às suas intimações, mata-o. Cícero, questor da Sicília, encontra o seu túmulo, onde figura uma esfera inscrita num cilindro.

São bastantes as obras de Arquimedes que chegam até aos nossos dias. Entre as quais destacam-se: Da Esfera e do Cilindro, A Medida do Círculo, Dos Esferóides e dos Conóides e Das Linhas Espirais. Entre as obras de mecânica há que citar Do Equilíbrio dos Planos e Dos Corpos Flutuantes. Obras menores, mas que também proporcionam descobertas importantes, são A Quadratura da Parábola e O Método.

As suas principais descobertas pertencem aos campos da aritmética, mecânica e hidrostática. Determina a relação da circunferência com o diâmetro (o número "pi"), a quadratura da parábola, as propriedades das espirais, etc. Atribuem-se a Arquimedes a invenção do parafuso sem fim, da espiral ou parafuso de Arquimedes (aparelho para elevar água por meio de um tubo enrolado em hélice à volta de um cilindro giratório sobre o seu eixo), de diversas combinações de roldanas para levantar pesos, da roda dentada... Formula também a teoria da alavanca simples, resumida numa frase célebre: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei a Terra”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com