TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras

Projeto de pesquisa: Brincadeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Desenvolvi o estágio por meio de observações, onde obtive informações sobre o trabalho desenvolvido pelos educadores da unidade, depois desenvolvi atividades colaborando com a professora Andrea Cristina Freire Castro da sala do maternal. O Estágio curricular foi realizado em educação infantil no período de 08 /09/14 a 08/10/14. Na escola Municipal Infantil e Fundamental Cândida de Sousa Anexo Professora Ednair Rocha.

Este estágio teve orientação da supervisora acadêmica Ednair Rocha,

Que fazia as observações sobre o procedimento deveriam ser adotados nas várias situações vivenciadas. A Escola Municipal de Educação Infantil “Anexo Professora Ednair rocha”, está integrada à E.M.I.F. “Cândida de Sousa”, possuindo 3 (três) salas, sendo uma grande e duas de tamanho inferior, próprias para à educação infantil, possui também um refeitório e banheiros exclusivos. As salas da direção, dos professores e coordenadores, os banheiros para funcionários e professores são em comum com a Escola de Ensino Fundamental.

A instituição funciona em dois períodos: manhã e tarde, entrando às 07:30h, com intervalo às 9:00h até 9:20h, e saída às 12:00h, tendo o próximo horário de entrada às 13h, com intervalo às 15:00h até 15:20h, e saída às 18:00h. As salas conta atualmente com 20 alunos frequentando diariamente na faixa etária de de três a quatro anos.

Seu corpo docente é formado por: 07 (sete) professores, 01 ( uma ) coordenadora pedagógica, 02 (dois) secretários, 02 (dois) inspetores de alunos. Mantém também 02 (duas) cozinheiras e 01( uma) servente.

Por meio do estágio aprendi estudar o meio e aprimorar meus conhecimentos, pois a necessidade da prática para o meu aperfeiçoamento profissional.

Desenvolvimento

a) Observação e Interação.

Realizei a observação etapa 1, na educação Infantil, turno da tarde, com a professora andrea Cristina Freire

A sala conta atualmente com 20 alunos no período da tarde

frequentando diariamente, na faixa etária de 03 a 04 anos.

Na entrada dos alunos forma-se uma fila, fazem uma oração, cantam músicas e entram para as salas. A professora conduz a aula com organização e promove atividades que favorecem o aprendizado, busca formas diferenciadas de ensinar. Tive a oportunidade de assistir uma apresentação da turma e confesso que é algo comovente de se ver, eles se divertem fazendo parte da historinha que a professora acabara de contar. Na hora do lanche fazem uma oração e cantam uma música, depois de tomarem o lanche vão brincar. No término do recreio é formada uma fila e voltam à sala de aula. Nas paredes da sala estão expostas as produções de desenhos realizados pelos alunos, painel de aniversariantes e de presença com figuras de meninos e meninas, feitos em E.V.A., com os nomes de cada aluno, eles contam quantos meninos e meninas estão presentes e quantos faltaram. Também existe um alfabeto colorido, figuras geométricas, normas de como devem se comportar na sala e na escola, e os números de 1 a 10.

A Interação com os funcionários e alunos foi enriquecedora, foi além das minhas expectativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com