TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Exames: Bullying. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Bullying é uma palavra de origem inglesa que ainda não tem tradução no Brasil. Essa palavra é usada para caracterizar comportamentos agressivos no espaço escolar que podem ser praticados tanto por garotos quanto por garotas.

O comportamento, para ser classificado como bullying também deve apresentar outras duas características: ser feito de forma intencional e repetitiva contra outras pessoas que estão impossibilitadas de se defender das agressões sofridas e ter a intenção de maltratar, intimidar, humilhar ou amedrontar.

Os agressores, conhecidos como bullies, escolhem suas vítimas que estão em nítida desigualdade de poder, seja por causa da situação física, etária, socioeconômica ou porque fazem parte de um grupo numericamente menor.

Há diversas formas de bullying: Verbal; Física e Material; Sexual; e virtual. cada uma dessas formas de agressão pode ser feita da seguinte forma:

- Verbal: insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos " zoar";

-Física e material: bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima;

-Psicológica e moral: humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar;

- Sexual: abusar, violentar, assediar, insinuar;

- Virtual ou Ciberbullying: bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas como celulares, filmadoras, internet, máquinas fotográficas, etc;

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.

O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com