TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONECIMENTOS VOLTADOS Á ÉTICA E O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: CONECIMENTOS VOLTADOS Á ÉTICA E O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 784.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.443 Palavras (14 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 CONECIMENTOS VOLTADOS Á ÉTICA E O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

1.1 A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

1.2 QUESTÕES PROPOSTAS

1.2.1 Primeira questão

1.2.2 Segunda questão

1.2.3 Terceira questão

1.2.4 Quarta questão

1.3 PESQUISA DE CAMPO

1.3.1 Analisar uma empresa em ascensão e outra em declínio

1.3.1.1 Para a empresa que está em ascensão você deverá descrever sobre os seguintes pontos

1.3.1.2 Para a empresa que está em declínio você deverá descrever sobre os seguintes pontos

1 CONHECIMENTOS VOLTADOS Á ÉTICA E O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

1.1 A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Na profissão de administrador, o mesmo tem a ética sempre presente em seus atos. O equilíbrio é necessário e essencial em todos as funções da administração e em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas, e em cada um de seus departamentos.

Mas é necessário conhecer a motivação humana para poder conduzir as pessoas com ética e sabedoria, tornando-se um administrador.

Há uma distinção entre as pessoas com liderança, como uma qualidade individual, uma combinação especial de características pessoais que fazem um bom administrador. O grau em que demonstra esta qualidade de administrador (éticamente correto) depende não somente de suas próprias características, mas também das características da situação na qual se encontra.

O comportamento ético do administrador deve ajudar o grupo a atingir os objetivos, ou, em outras palavras, a satisfação de suas necessidades. Assim, dar maior assistência e orientação ao grupo.

As pessoas dependem de sue esforço próprio, de oportunidades, de aprendizado e de um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades. É fundamental que as pessoas sejam incentivadas a trabalhar em equipe, participar em todos os aspectos do trabalho, e que recebam autonomia e responsabilidade para alcançar metas definidas.

A integridade é um valor ético que está acima aos demais objetivos e prioridades. Nenhuma situação de emergência ou resultados pode justificar a falta de segurança das pessoas.

Para a sociedade em geral, cumprir as obrigações legais decorrente de suas atividades exercita sua consciência moral e cívica.

Com relação à saúde pública e a proteção ambiental as empresas, regidas pelos administradores, devem executar ações preventivas para evitar os possíveis impactos adversos decorrentes de suas atividades.

No exercício da cidadania o administrador deve apoiar ações relativas à educação, á assistência comunitária e proteção dos ecossistemas.

Para aclarar o que sejam as funções administrativas, cito as cinco palavras chave para o ato de administrar:

• Prever ( visualizar o futuro e traçar o programa de ação )

• Organizar ( constituir o duplo organismo material e social da empresa )

• Comandar ( dirigir e orientar o pessoal )

• Coordenar ( ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos )

• Controlar ( verificar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas )

Estes são os elementos da administração que constituem o chamado processo ético administrativo e que estão presentes em qualquer trabalho do administrador de qualquer nível hierárquico empresarial.

1.2 QUESTÕES PROPOSTAS

1.2.1 Primeira questão

Analisando o Código de Ética Profissional do Administrador, é evidente a preocupação da boa conduta do Gestor quando do desenvolvimento de suas atividades, bem como de todos os seus deveres e direitos propostos. Desta forma, enquanto um “profissional em formação”, como você poderia apresentar a importância deste código dentro da área profissional? Como você compreende a sua utilização no meio empresarial?

Para se tornar um administrador de sucesso é necessário que se assuma um perfil honesto, otimista, participativo, motivador e sensível a diversidade de problemas que ocorrem em uma empresa. Essa diversidade de problemas é que faz com que ele crie diferentes meios para assim solucionar essas situações, mas nunca esquecendo-se de agir conforme a ética. Agindo dessa forma o administrador conseguirá administrar com ética, sem conflitos de consciência. O administrador do novo milênio é o profissional de hoje que pensa e utiliza as idéias do futuro. Busca a motivação ao encontrar um ambiente favorável com autonomia e espaço para a iniciativa, de maneira que possa estar sempre acreditando no que faz. Não é necessário mudar, ou ser uma pessoa diferente e sim, transformar-se numa pessoa melhor.

1.2.2 Segunda questão

Como já dizia o grande filósofo Confúcio: “Em todas as coisa, o sucesso depende da prévia preparação”. Diante de tal fato, que conhecimentos e habilidades você espera que o curso lhe ofereça como forma de capacitação profissional, necessários na sua formação e que também atenda aos dispositivos do Código da Ética?

A administração é uma área muito importante da atividade humana, influência nas industrias, comércio, organizações, serviços públicos, hospitais, universidades, instituições e em qualquer outra forma de empreendimento humano, e resolve os mais graves problemas que atrapalham o mundo moderno. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Segundo DIRCEU (2001) "A palavra administrar vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência)". A administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com