TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DA ATIVIDADE

Por:   •  14/8/2017  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DA ATIVIDADE

Professor Valtecir Marion

        Considerando o vídeo-aula do professor Elcio Cecchett (SED) em formação continuada, depreendemos de que a Teoria da Atividade defende que o desenvolvimento do homem se dá pela necessidade de uma relação com o meio em que está inserido com a satisfação de alguma necessidade pessoal; dessa forma, o desenvolvimento das funções psíquicas decorrerá de um processo de apropriação de algum saber, transformando a atividade externa em atividade interna. A teoria da atividade, de vertente histórico-cultural, tem a perspectiva da formação integral do aluno tomando-o como sujeito que tem uma história a reconhece e através da aprendizagem passa a resignifica-la. Logo a aprendizagem é uma atividade humana movida por um objetivo a qual concebe três pontos de relevância: 1- acontece em um meio social; 2- através de uma atividade mediada nas relações entre os sujeitos; 3- é uma atividade entre o sujeito e o objeto de aprendizagem.

        Na escola, a atividade está vinculada diretamente a ideia de necessidade de se ter um motivo para aprender. Assim, é o motivo que impulsiona a ação do aluno, de modo que ele seja responsável por sua aprendizagem, facilitando seu desejo por saber o porquê de determinada atividade e aonde se pretenderá chegar com ela. Um dos grandes problemas que vejo na minha – e da escola- prática pedagógica (ensino-aprendizagem), que ainda não consigo resolver em um todo é a famosa frase: “...pra que estudar isso ou aquilo...”.  Isso se dá pela falta de compreensão do propósito de determinada atividade pelo aluno. Logo, não basta simplesmente trabalhar com determinado conteúdo em sala de aula para garantir sua compreensão, há a necessidade de propor atividades específicas, que potencializem a internalização dos conceitos e, por consequência, o desenvolvimento da aprendizagem.

        Portanto, na nossa pratica pedagógica, planejamos, avaliamos, replanejamos promovendo o motivo quando esse ainda não foi alcançado. Dessa forma –conforme o vídeo- no planejamento e na elaboração das atividades de aprendizagem, é significativo que se consiga estabelecer, pela problematização, a conexão dos conteúdos curriculares a serem apropriados com a vida real dos alunos de forma

desafiadora, de modo a motivá-los para a aprendizagem em processo continuo interpretação e transformação da sociedade.

        Nesse sentido, a Teoria da Atividade constitui o ponto principal da aprendizagem, pois é através da atividade, que se proporcionará a interação dos conteúdos das diferentes disciplinas escolares e com o contexto social, melhorando a inserção e integração social do aluno. Nesse sentido salientamos que, o planejamento das atividades ocorra de forma interdisciplinar e de que para tanto, há a necessidade de estrutura pedagógica e condições pondo a serviço do bem comum as instituições e leis constituídas para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com