TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRAÇÃO MUSCULAR

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

A que se deve a grande fraqueza muscular que ocorre na desnutrição?

Quando a ingesta de nutrientes é insuficiente, o organismo passa a utilizar as próprias fontes de energia, uma de cada vez, até que ela se esgote: primeiro ele usa as ATPs (adenosina trifosfóricas), depois a glicose dos tecidos e do sangue, posteriormente o glicogênio do fígado e músculos e por último as proteínas contidas nesses mesmos órgãos. Com o andamento do quadro, a desnutrição afeta quase todos os órgãos do corpo. O coração perde massa muscular e fica enfraquecido e num estágio avançado entra em insuficiência e posteriormente leva à morte. As infecções tornam-se comuns porque o sistema imune se desativa e o corpo passa a não produzir mais as células de defesa; ocorre um quadro de anemia perniciosa, menor secreção de ácido clorídrico pelo estômago e diminuição da peristalse e da absorção intestinais.

  • O que ocorreria se nós destruíssemos os nervos que suprem os músculos esqueléticos? Dê um exemplo de doença. ​

Se o nervo fosse destruído, os neurônios ficariam impossibilitados de liberar acetilcolina, e assim formaria um quadro de paralisia. Como por exemplo o vírus da Poliomielite.

  • Explique o motivo do endurecimento dos músculos dos animais após a morte, situação conhecida como “rigor mortis” (PLT – Guyton, capítulo 6).

Algumas horas após a morte todos os músculos entram em um estado conhecido como rigor mortis os músculos se contraem e ficam rígidos. Essa rigidez se dá pela perda de ATP. Os músculos se permanecem rígidos até que as proteínas musculares se degeneram em torno de 15 a 25 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com