TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE RESPIRAÇÃO TRANSPORTE DE GÁS RESPIRATÓRIOS

Projeto de pesquisa: CONTROLE DE RESPIRAÇÃO TRANSPORTE DE GÁS RESPIRATÓRIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR-IMMES

TAIANA SILVA SOARES

CONTROLE DA RESPIRAÇÃO

MACAPÁ 2014

INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR-IMMES

TAIANA SILVA SOARES

CONTROLE DA RESPIRAÇÃO

Trabalho avaliativo para

Obtenção de nota da

Disciplina Fisiologia

Orientado pelo professor

Eric Almeida.

MACAPÁ 2014

CONTROLE DA RESPIRAÇÃO

TRANSPORTE DOS GASES RESPIRATÓRIOS:

O oxigênio é transportado pela hemoglobina, uma metaloproteína constituída de ferro, que está presente nas hemácias (glóbulos vermelhos).

O oxigênio dentro dos alvéolos pulmonares difunde-se até os capilares sanguíneos penetrando nas hemácias, onde se liga com a hemoglobina, sendo o gás carbônico jogado para fora. Este processo denomina-se hematose.

O processo nos tecidos acontece quando o gás oxigênio desliga-se das moléculas de hemoglobina sendo difundido pelo líquido tissular chegando até as células. As células liberam o gás carbônico que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue.

O processo de respiração é dividido em dois movimentos, a Inspiração e a Expiração.

INSPIRAÇÃO

Ocorre através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo. A cavidade torácica se expande.

EXPIRAÇÃO

Ocorre através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões. A cavidade torácica se contrai.

Bom antes de falar ao certo sobre o controle da respiração que é nossa finalidade vamos falar da importância dela.

A respiração é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo o corpo humano, sedo essencial para a vida. A respiração correta gera uma série de benefícios ao organismo onde produzem pressões no ventre que atuam de forma eficiente e direta melhorando a digestão. Também contribui para eliminar as toxinas que se formam no corpo, modificando os resíduos, equilibrando as funções orgânicas e ajudando no fortalecimento de organismos debilitados.

Estudos relatam que tornar a respiração mais lenta e profunda ajuda acalmar e relaxar o organismo, diminuindo as batidas do coração. Além disso, a respiração correta ajuda melhorar a elasticidade dos pulmões, mantendo um bom equilíbrio entre os gases no corpo.

Bom quando falamos de controle da respiração falamos de dois tipos; o Voluntário e o Involuntário.

VOLUNTÁRIO

Existe para que possamos realizar outras funções que sem ele seria impossível, como por exemplo, a fonação. É o controle das atividades.

INVOLUNTÁRIO

Nos mantém respirando a maior parte do tempo, pois durante a maior parte do tempo nem lembramos de estar respirando.

E ainda tem o Metabólico.

Relacionado com a química do sangue para garantir a respiração.

Podemos prender a respiração através do controlador voluntário, mas após algum determinado tempo chega-se a um momento em que o controlador metabólico supera em números o controlador voluntário realizando assim a inspiração.

A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração. O mais importante músculo da respiração, o diafragma, recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, o nervo frênico, que deixa a medula espinhal na metade superior do pescoço e dirige-se para baixo, através do tórax até o diafragma. Os sinais para os músculos expiratórios, especialmente os músculos abdominais, são transmitidos para a porção baixa da medula espinhal, para os nervos espinhais que inervam os músculos. Impulsos iniciados pela estimulação psíquica ou sensorial do córtex cerebral podem afetar a respiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com